Brasil

Ex-padre reúne cerca de 400 carros em passeata pelas ruas de Rio Claro

O ex-padre Jocelir Leo Vizioli reuniu cerca de 400 carros em uma passeata pelas ruas de Rio Claro (SP) no domingo (25), segundo a Guarda Civil Municipal. A carreata saiu do Aeroclube, passou por várias ruas do Centro e foi encerrada na sede da Associação Filhos de Nossa Senhora do Caravaggio (Afinsc), onde os veículos foram abençoados.

Com fama de curandeiro, o missionário chegava a reunir 9 mil pessoas em suas celebrações e, no fim de fevereiro de 2014, foi transferido para Clevelândia (PR). No começo deste ano, ele voltou para Rio Claro, mas em março a Congregação dos Claretianos divulgou uma carta informando que o padre havia pedido para sair e não pertencia mais à Igreja Católica.

Protestos e 'pressão'
A transferência de paróquia gerou vários protestos dos seguidores de Jocelir, que pediam o retorno do religioso.

Na época, representantes da Afinsc afirmaram que a decisão havia sido tomada por pressão do bispo Dom Fernando Mason, da Diocese de Piracicaba (SP). A Cúria Diocesana, porém, informou que a transferência era de responsabilidade da Congregação Claretiana e não se pronunciou sobre o assunto e sobre a acusação de "pressão do bispo".

Durante uma vigília na Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, o padre chegou a anunciar que continuaria celebrando missas na cidade, mas uma carta da Ordem da Congregação dos Claretianos confirmou a transferência para Clevelândia. O documento agradeceu o trabalho do religioso na cidade e informou que "transferências ocorrem por necessidades da própria congregação".

Comentários