IDEOLOGIA DE GÊNERO

Propaganda da Omo prega ideologia de gênero de brinquedos infantis e não agrada, assista;

Devido à comemoração do Dia das Crianças no dia 12 de outubro, a marca Omo decidiu lançar a propaganda intitulada Comunicado Urgente Para Pais e Mães.

Durante a propaganda, a marca chama os pais para "fazer um recall de todas as brincadeiras que reforcem clichês sobre gênero". A propaganda propunha incentivar crianças a a brincar com o que quisessem. Quem é menina pode brincar de "coisas de menino" e vice-versa. Nada mais verdadeiro, não é? Mas parece que essa ideia não agradou a todos.

CURTA O DIÁRIO NO FACEBOOK

Tem gente que não gostou nada da ideologia de gênero na propaganda da Omo.

O cerne da propaganda não é mandar na forma que os pais educam seus filhos. O que o vídeo pede é para que os pais se conscientizem de que brincadeiras que são taxadas sob gênero não devem ser.

Ninguém disse que brincar de panelinha é só permitido para meninas. Esse é um clichê determinado sociologicamente, não é uma regra. Isso vem de uma ideologia de gênero, mas, infelizmente, muitos ainda não sabem disso.

As crianças só querem brincar

Com 2 mil ‘gostei’ e 38 mil ‘não gostei’ no YouTube, a propaganda da Omo não está tendo um feedback bom. Mas, vale lembrar que as próprias crianças só querem brincar. A inocência que mora em cada uma delas não julga os brinquedos. Quem determina essa visão ideológica são os próprios adultos. Que mal há se um menino brincar de panelinha? Pode até mesmo ser proveitoso: ele pode ganhar gosto e ser chefe de cozinha num futuro.

Ah, e se você que está lendo achar que não tenho base para falar disso, sempre brinquei de carrinho e nem por isso me tornei lésbica. Mesmo que eu fosse, acredito piamente que não seria por causa de um simples brinquedo.

A questão é que brincadeiras foram feitas para incentivar a criatividade e não o gênero das crianças, afinal, brinquedo não tem gênero. Se você é uma das pessoas que vai de encontro com a propaganda da Omo, repense.

Gênero quanto à brinquedos é uma imposição sem precedentes lógicos. Se bonecas fossem feitas só para meninas, as lojas teriam um problema enorme em fiscalizar quem estaria comprando.

Comentários