Cidades / Região

Basta! 8 comentários que você provavelmente faz e não sabe que são machistas

A frase "mulher no volante, perigo constante" é um clássico entre os ditados populares e piadinha corriqueira entre os homens. Muitos vão dizer que isso é apenas um comentário sem valor, que não é machismo ou, ainda, que é só uma brincadeira que já faz parte da cultura do brasileiro.

Talvez, até você, vez ou outra, solte alguma dessas frases sem sequer prestar atenção no quanto está pisando na bola. E para abrir os olhos de todos que se não se consideram machistas, mas escorregam na postura na hora de fazer piadinhas carregadas de preconceito, listamos algumas frases que devem ser abolidas imediatamente do seu catálogo de piadas prontas. Confira:

1 - "Já pode casar"

Típico comentário fazendo referência aos dotes culinários da mulher, remetendo à ideia de que a esposa casa-se para fazer comida para o marido. Sabemos que hoje não existe papeis pré-definidos e cada um tem suas obrigações. Além disso, será que ela quer casar?

2 - "Tinha que ser loira"

As piadas que envolvem loiras acabam sendo reproduzida até mesmo por mulheres. Ao sinal de qualquer gafe - que, convenhamos, todo mundo comete na vida -, já vem aquele jargão: "tinha que ser loira". Entretanto, não vemos a mesma referência com homens loiros. Mais uma pista sexista que 'já deu'!

3 - "Vai ficar pra titia"

Quando a mulher passa dos 30 anos, a pressão pelo casamento aumenta. A frase balzaquiana significa que a mulher está ficando velha e assim ficará mais difícil arrumar um marido que lhe queira. Ou seja, vai ficar encalhada e "pra titia". Pensamento mais ultrapassado, que reflete um comportamento machista, desagradável e irreal.

4 - "Dormiu com quem pra conseguir esse emprego?"

Desde quando as mulheres começaram a entrar no mercado de trabalho, ocupavam posições inferiores, trabalhando mais e recebendo menos. Não raro, quando alguma mulher se destacava - ou se destaca - homens, e até mulheres, fazem comentários dando a entender que ela somente deveria ter recebido tal benefício se tivesse "prestado favores sexuais" para seus superiores.

5 - "Desse jeito nenhum homem vai te querer"

Talvez ela não queira ser desejada, não precise. Além disso, ninguém deve deixar de ser o que é para tque alguém a queira. É apenas mais um comentário infeliz, mas que ainda se houve bastante por aí. Basta!

6 - "Você só emprestou a barriga"

Quando o filho é a cara do pai normalmente vem alguém e diz que a mãe só emprestou a barriga. Não acha que isso seja um comentário machista? Então, segue pra próxima dica e reflete com a frase quando o caso é o contrário.

7 - "Pai é quem cria"

Quando o bebê parece mais com a mãe, o comentário dá a entender que a mulher foi infiel. Está na hora de refletir mais antes de falar, não é mesmo?! Precisamos ter mais empatia e lembrar que uma mulher que acabou de dar à luz, ou mesmo que já tenham se passado alguns meses, está com o emocional em frangalhos.

8 - "Lugar de mulher é na cozinha"

Não, colega! Lugar de mulher é onde ela quiser. E elas vêm provando isso a cada dia.

Comentários