CAMPO GRANDE

Campo-grandense foragido de operação contra o terror é preso no MT

O mecânico campo-grandense Leonid El Kadri de Melo, último foragido da "Operação Hashtag", foi preso ontem (24) na cidade de Comodoro, a 656 km de Cuiabá, no Mato Grosso. Além de Leonid, outras 11 pessoas estão presas suspeitas de planejar ataques terroristas na Olimpíada do Rio de Janeiro. A ação que resultou na detenção do grupo ocorreu na quinta-feira passada em várias cidades do Brasil.

Segundo o governo, a ordem judicial foi cumprida pela Polícia Militar. "Ele será ouvido e posteriormente encaminhado a um presídio federal. Os horários e locais não serão divulgados por questões de segurança", acrescentou a Polícia Federal em seu comunicado à imprensa.

Na sexta-feira, dia 22, o penúltimo foragido, Valdir Pereira da Rocha, se entregou à Polícia Federal na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá.

Todos os presos na ação estão no presídio federal de Campo Grande. A unidade é de segurança máxima e recebe presos de alta periculosidade, como o traficante Fernandinho Beira-Mar, que está detido no local.

Operação Hashtag

A chamada "Operação Hashtag" foi lançada na semana passada pela Polícia Federal, resultando na prisão de dez pessoas em sete estados, informou o Ministério da Justiça.

Foram as primeiras prisões no Brasil com base na recente lei antiterrorismo, sancionada em março pela presidente afastada, Dilma Rousseff.

Também foram as primeiras detenções por suspeita de ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico, que atua no Oriente Médio, mas tem cometido atentados em várias partes do mundo.

Além das prisões, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em dez estados – São Paulo (8); Goiás (2); Amazonas (2); Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso (um em cada). Houve ainda duas conduções coercitivas, em São Paulo e Minas Gerais.

Comentários