ITAPORÃ- MS

Eleições 2016: Pacco e Wallas disputarão pela terceira vez a prefeitura de Itaporã

As eleições desse ano de 2016 em Itaporã terão dois candidatos a prefeito sendo Wallas Milfont do PDT, e como concorrente o candidato de peso, Marcos Pacco do PSDB. Terminado o prazo para as convenções partidárias, os únicos candidatos oficializados para concorrer a chefia do executivo foi ex-prefeito Marcos Pacco (PSDB), e o prefeito Wallas Milfont (PDT), afastado do cargo no início deste ano.

Os dois candidatos realizaram sua legitimação junto a 43ª Zona Eleitoral no prazo final para registro das candidaturas, que foi nesta última segunda-feira (15), e o limite de gasto para candidato será de R$ 209.625,26. Esta será a terceira disputa entre Marcos Pacco e Wallas Milfont. Em 2004/08 e em 2008/12 o tucano venceu. No pleito seguinte, em 2012/06, foi a vez do pedetista Wallas levar a melhor tendo como adversário o candidato Roberto Marsura. Agora novamente volta a disputa entre Pacco e Wallas. Hoje o município de Itaporã conta com 22.896 habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Destes, 13.852 são eleitores aptos a votarem, conforme dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

De acordo com a Lei Eleitoral, os candidatos já podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usarem carros de som das 8h às 22h, e ainda realizar comícios das 8h às 22h. Rádio e televisão deve começar no dia 26 de agosto. Agora com a reforma eleitoral aprovada no ano passado, as campanhas terão duração de apenas 45 dias.

O candidato tucano, Marcos Pacco concorrerá contando com o apoio dos partidos do PV, PMDB, DEN, PTB, PR, PRB, PTC, PSL, PRB, PTN, PROS, PSDC e PSC entre seus aliados nesse pleito. Pacco tem como candidato a vice Roberto Marsura, do Partido Verde (PV). Já Wallas Milfont terá o apoio do PSD, PT, PMN, PEN, PSB, PHS, PRTB, PPL e PTdoB. Milfont vai buscar a reeleição com o pastor Osmar Ortega na condição de vice; ele pertence aos quadros socialistas, indicado pelo PSB.

Comentários