DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Dourados realiza 1ª captação de pulmão para transplante

Entre a noite de terça-feira (30) e madrugada desta quarta-feira (31), ocorreu em Dourados a primeira captação de pulmão para transplante. De acordo com a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), o procedimento levou cerca de cinco horas e foi um sucesso.

Conforme o médico Antônio Pedro Bitencourt, coordenador da CIHDOTT, o procedimento foi "extremamente satisfatório" e coloca Dourados ainda com mais força entre estas ações que salvam vidas, sendo o município já é referência desde 2017.

A doação foi autorizada pela família de um homem de 39 anos, vítima de acidente de moto, registrado no dia 25 passado. Além do pulmão, foram captados coração, pâncreas, rim, córneas e fígado. Os órgãos serão encaminhados para Campo Grande, São Paulo e Brasília.

O procedimento novo no município contou com apoio de equipe médica de São Paulo. O médico Oswaldo Junior, do Incor de São Paulo, colaborou com ação.

O secretário de Saúde Renato Vidigal destacou a contribuição do profissional, que foi formado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Vidigal citou ainda o apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) nos procedimentos e o empenho da Comissão que tem sido um diferencial em Dourados.

"Começar a trabalhar com a captação de pulmão agora, é conseqüência do trabalho bem feito que temos realizado na área de transplante do município. O empenho de todos merece destaque e com isso vidas vão sendo salvas. É a vida pela vida, agradecemos também à família por ter aceitado esse gesto de amor", destacou o secretário.

A CIHDOTT é coordenada pelo médico Antônio Pedro Bitencourt, tem como vice-coordenadora a enfermeira Clarinie Fortunatti e como membros efetivos as enfermeiras Denise Reginato, Ludelça Dorneles, Daniele Ribeiro, Valdineia Pereira e a psicóloga Silviane Krokosz.

Comentários