Cidades / Região

Operação paraguaia deu prejuízo de US$ 16,5 milhões ao narcotráfico

Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, acompanha operação da polícia paraguaia na fronteira entre Brasil e Paraguai. Ele desembarcou hoje em Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande, antes de seguir para queima de plantações de maconha no país vizinho.

Forte esquema de segurança, conforme o site Ponta Porã Informa, acompanha o ministro que durante evento promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Aeronave paraguaia deve transportar a comitiva até Assunção e, em seguida, helicópteros até a área de cultivo do tráfico.

Segundo a polícia paraguaia, durante 12 dias da operação Nova Aliança 13 foram destruídos 66,9 mil quilos de maconha pronta para venda, além de 103 acampamentos, 38 prensas e 350 quilos de sementes. A estimativa do país vizinho é que o prejuízo ao narcotráfico seja de US$ 16,5 milhões.

Mato Grosso do Sul e Paraná seriam as principais rotas de entrada da droga em território nacional. Coletiva de imprensa, no fim da manhã, precede retorno do ministro a Brasília. Sua comitiva inclui o delegado geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, confirmou ao Correio do Estado que não participará do evento. "Não fui convidado, porque o evento é do governo paraguaio", justificou.

Comentários