ITAPORÃ/DOURADOS

Indígenas seguem com bloqueio na MS-156 e prometem movimento maior na quarta

A rodovia MS-156 segue bloqueada na tarde desta terça-feira por conta do protesto dos indígenas, ato iniciado na segunda-feira (25) que tem contado com pausa apenas a noite, como também acontecerá hoje após as 17h. O movimento no trevo de acesso a Reserva Indígena de Dourados deve contar com maior adesão de pessoas, sendo a expectativa de mais de mil manifestantes nesta quarta-feira (27).

A reivindicação é devido ao problema de falta de água para as comunidades Bororó e Jaguapiru que se arrasta há anos e piorou nos últimos meses.

De acordo com Silvio de Leão, líder indígena, já nesta tarde o ato deve contar com centenas de pessoas. Ele destaca que os populares de maneira pacífica têm cobrado seus direitos e não vão desistir do bloqueio até que o maquinário de perfuração de poços chegue a Reserva.

"Nós seguimos com o bloqueio, até que a máquina de perfuração dos poços artesianos chegue e hoje já devemos ter centenas de pessoas com a gente, amanhã serão mais de mil pessoas. É um descaso que fiquemos sem água, já está no nosso limite isso, só vamos parar de fechar a via com essa condição, se vier amanhã, paramos amanhã, se não seguiremos", disse.

Como já divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Dourados News, a expectativa dos indígenas é que os equipamentos cheguem nesta quarta-feira (27)relembre aqui, o que de acordo com lideranças indígenas foi sinalizado por um representante da Sesai (Secretaria Especial de Sáude Indígena).

Sílvio afirmou que o movimento é tranquilo no local, sem engarrafamentos no momento. A passagem está permitida apenas para veículos e pessoas que trabalhem na área da saúde. Equipes da PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) estão orientando o trânsito no prolongamento da avenida Presidente Vargas fazendo com que motoristas peguem desvios pela Perimetral Norte ou retornem pela mesma via.

O protesto tem ainda o intuito de alertar para melhorias em questão de saúde nas aldeias, como a falta de medicamentos gratuitos nos postos de saúde.

A previsão de término do movimento nesta terça-feira é às 17h. Já a retomada deve acontecer a partir das 7h desta quarta-feira (27).

Problema antigo

A falta de água na reserva indígena de Dourados é um problema frequente enfrentado pelos moradores do local. Recentemente a situação chegou a afetar as aulas nas escolas daquela área, conforme foi mostrado pelo Dourados News. Sem o recurso, por vezes não foi possível manter os alunos em aula, já que a água faltava em 70% da comunidade.

O sufoco pelo fato na reserva indígena já é antigo, e em outubro de 2014, o Dourados News foi até o local e constatou famílias que precisavam caminhar por horas sob sol de quase 40ºC, para conseguir abastecer galões com água em tanques utilizados para a piscicultura

Comentários