DOURADOS

Índios voltam a ocupar fazenda as margens da Perimetral Norte

Indígenas voltaram a ocupar no fim de semana a Fazenda Cristal, localizada as margens da Perimetral Norte, próximo ao trevo de acesso a MS-156 em Dourados. O local havia sido desocupado no início de julho após pedido de reintegração de posse expedido pela Justiça.

Segundo informações Mauro Alcântara, que é gerente de um dos espólios da fazenda, Antônio Tonanni, o local começou a ser ocupado entre o sábado (27) e o domingo (28), e acredita que sejam os mesmo que haviam invadido a propriedade em fevereiro deste ano.

"O local começou a ser invadido no final de semana e acredito que sejam os mesmo que invadiram anteriormente. No domingo havia três barracos e a movimentação de aproximadamente 10 pessoas, mas como eles vão entrando aos poucos, possa ser que haja mais famílias no local", comentou o gerente.

Ele disse ainda que já foi feito um boletim de ocorrência na Polícia Civil e que agora aguarda o pedido de reintegração de posse que é expedido pela justiça, no entanto isso demora alguns dias.

"Já foi feito um boletim de ocorrência na Polícia Civil, depois é solicitado a desocupação, mas isso é depois de comprovado a invasão, demora um certo tempo, então agora é aguardar", disse Alcântara.

A fazenda tem 442 hectares e foi ocupada em fevereiro deste ano por aproximadamente 50 famílias de indígenas, na época o clima de tensão tomou conta do local, veja aqui.

Além da fazenda outras propriedades também foram invadidas na região, e alguns moradores tiveram que deixar o local por serem constantemente ameaçados pelos invasores.

Cinco meses depois foi realizado a reintegração de posse do local, porém antes mesmo de ser cumprido algumas famílias já haviam deixado a área invadida.

A reintegração de posse aconteceu no dia 07 de julho, feita pela Polícia Federal com apoio da Polícia Militar realizou e também a destruição dos mais de 50 barracos que foram montados no local relembre aqui, na época a saída foi de tranquila e pacífica, não foi confirmado se outras propriedades invadidas, na região da fazenda, também foram desocupadas.

Quando deixaram a propriedade os indígenas se concentram próximo a região onde fica a Aldeia Jaguapiru.

Comentários