ITAPORÃ

Primeiro caso de Dengue Hemorrágica é notificada no município de Itaporã‏

O primeiro caso de Dengue Hemorrágica foi notificado em Itaporã essa semana. As autoridades continuam a alertar a população para que redobrem a atenção quanto aos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Todos devem continuar vigilantes na prevenção contra o mosquito da Dengue, uma doença que pode matar se não for diagnosticada e tratada a tempo.

A dona de casa R.N.R.Y de 38 anos começou a sentir dores no corpo e indisposição no dia 15/07, onde procurou o hospital de Itaporã, foi medicada e voltou para casa. Apesar dos sintomas, a dona de casa achou que fosse apenas uma virose.

Porém, a intensidade das dores e o mal-estar fez com que ela procurasse o Hospital Municipal Lourival Nascimento da Silva no domingo (19/07). Ao chegar, o médico a examinou e pediu um hemograma completo onde foi constatado que as plaquetas dela estavam muito baixas, além de manchas avermelhadas nas pernas e braços, o que levou o médico a suspeitar que a mesma estivesse com Dengue Hemorrágica.

A paciente foi então transferida para o Hospital Universitário de Dourados onde ficou internada apresentando dores de cabeça, no corpo, falta de apetite, boca amarga e sangramento na gengiva e no nariz. A paciente ficou internada até ontem, quarta-feira (22/07).

O Controle de Endemias de Itaporã foi notificado e providências já foram tomadas com o bloqueio do local. Mas o órgão alerta aos moradores do bairro Pioneiros II, intensificarem os cuidados para combater o mosquito da Dengue, principalmente com a limpeza dos quintais e qualquer local onde possa ser criadouro do mosquito, como água parada e vasos de plantas, garrafas de cabeça para cima e etc.

Entenda a Dengue Hemorrágica

A dengue hemorrágica é uma infecção grave e que pode matar, sendo transmitida por uma determinada espécie de mosquito, o Aedes aegypti. Quatro tipos de vírus da dengue causam a doença. A dengue hemorrágica ocorre quando uma pessoa contrai um tipo diferente de vírus da dengue depois de ser infectada por outro.

Os primeiros sintomas da dengue hemorrágica são parecidos com os da dengue, mas depois de muitos dias, o paciente se torna irritável, irrequieto e transpira muito. Esses sintomas são seguidos por um estado parecido ao choque. O sangramento pode aparecer como pequenas manchas de sangue na pele (petéquias) e manchas maiores de sangue sob a pele (equimoses). Pequenas lesões podem causar sangramento.

Sintomas

Os primeiros sintomas acontecem com a diminuição do apetite, febre, dor de cabeça, dor nas articulações, mal-estar, dores musculares e vômitos. Como a dengue hemorrágica é causada por um vírus para o qual não existe cura nem vacina, o tratamento serve para diminuir os sintomas. Uma transfusão de sangue ou plaquetas pode corrigir os problemas de sangramento e o soro ajuda na hidratação do paciente.

Se o paciente for logo diagnosticado é grande a chance de recuperação para a maioria dos casos da dengue hemorrágica. No entanto, metade dos pacientes não tratados que entram em choque não sobrevive, o agravamento do quadro pode causar complicações no fígado, danos cerebrais e convulsões.

A Dengue em Itaporã

De janeiro a junho foram visitados 3.389 imóveis. Destes foram coletados 72 focos, onde 45 deram positivos. O índice de infestação no período foi de 1,15%, sendo que o ideal é que essa porcentagem fique abaixo de 1%. Foram notificados 158 casos no município onde 4 deram resultado positivo para a Dengue.

Um levantamento feito no mês de junho feito pelo Controle de Endemias no município constatou que os focos têm sido encontrados em residências com uma porcentagem de 86%, já na área comercial esse índice é de apenas 5%.

Prevenção, o melhor remédio

Se cada um fizer a sua parte, toda a população será beneficiada. Para combater a dengue é muito simples, basta que cada um limpe seu quintal, não deixe água parada em lugar nenhum, até mesmo em umidificadores ou climatizadores de ar, onde já se constatou foco do mosquito. Além de limpar as calhas, deixar vasilhame de boca para cima, trocar a água do vaso de plantas. Cuidado especial com latinhas, garrafas pets e tudo que possa armazenar água que fique parada.

Não deixe sua consciência pesar, cuide agora para não ter transtornos depois. A prevenção contra a Dengue ainda continua sendo o melhor remédio.

Comentários