Cidades / Região

Produtores de MS já semearam 6,4% da área de soja da safra 15/16

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul já semearam até o dia 2 de outubro, cerca de 144 mil hectares, dos 2,2 milhões que devem ser cultivados com soja no ciclo 2015/2016, o que representa cerca de 6,4% do total.

Os dados são da mais recente circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Segundo o Siga, o trabalho segue mais acelerado nas regiões sudoeste e sudeste do estado, onde a média de áreas semeadas é de 8,3% do total. Entretanto, em alguns municípios como Laguna Carapã e Amambai, o percentual atingiu os 25%.

Em contrapartida, o plantio segue em ritmo mais lento nas regiões central e norte de Mato Grosso do Sul. A média nestas áreas é de 1,2%. Até o dia 2, produtores de pelo menos ujm município, Camapuã, ainda não haviam iniciado o cultivo da próxima safra.

A Aprosoja/MS projeta que a safra 2015/2016 deve superar a marca das 7 milhões de toneladas no estado, o que deve representar um crescimento de mais de 3% frente as 6,8 milhões de toneladas do ciclo passado.

Desse volume, até o dia 25 de setembro, cerca de 31,78% já havia sido comercializado antecipadamente, conforme a entidade. Os produtores estão aproveitando o momento, com o dólar em alta para negociar parte significativa da próxima safra, garantindo um bom preço para o produto e se preparado para um futuro incerto da taxa de câmbio para o próximo ano.

Comentários