CAMPEÃO

Itaporã sobe batendo MAC e levanta taça com derrota do Operário

A torcida do Itaporã foi para a partida contra o Maracaju esperando poder comemorar após os 90 minutos a volta do clube à Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Conseguiu mais que isso graças ao tropeço do Operário no final da partida contra o Aquidauanense. O Itaporã repetiu 2008 e subiu para a primeira divisão como campeão da Série B do Campeonato Estadual ao vencer o MAC por 3 a 0 e contar com a vitória do Aquidauanense por 3 a 2 sobre o até então líder do quadrangular final.

Começar a partida com o acesso e dependendo apenas de sua vitória para subir não fez bem ao Itaporã que, para desespero do técnico Nei César, mostrava intranquilidade e errava passes fáceis, facilitando o trabalho defensivo do Maracaju e ocupando o goleiro Gelson apenas para repor a bola em jogo em tiros de longa distância sem precisão. A notícia da vitória parcial do Aquidauanense sobre o Operário por 2 a 1 ajudou a deixar os jogadores ainda mais desconcentrados e a torcida apreensiva.

A preocupação aumentou quando Nei foi obrigado a queimar a primeira substituição aos 30 minutos com Tutinha voltando a sentir a contusão que o tirou da partida em Aquidauana, mas seria justamente a entrada de Gustavo Henrique em seu lugar que mudaria a história do jogo no segundo tempo. No intervalo, Nei manteve os jogadores no gramado e nem a chuva que começou fez os atletas se protegerem e o refresco no forte calor parece ter ligado o time que logo nos primeiros movimentos da etapa final mostrou que a partida seria diferente. Emoções no segundo tempo

Depois do intervalo, logo no primeiro ataque do Itaporã, o goleiro Gelson foi obrigado a fazer boa defesa, jogando a bola para escanteio. Na cobrança, a bola sobrou para Sadan que chutou e Fabrício desviou com o braço. Paulo Henrique Salmázio, com visão clara do lance, marcou o pênalti. Calado cobrou aos três minutos e Gelson, com a perna, conseguiu defender.

O lance não abateu os jogadores do Itaporã que continuaram pressionando e aos nove minutos, Jô recebeu de Natan a bola pela esquerda e fez o lançamento preciso na área para Gustavo Henrique desviar e, desta vez, não dar chances de defesa para Gelson, abrindo o placar para festa da torcida e jogadores sob a chuva. Para ajudar, logo em seguida, Fabinho, que já tinha cartão amarelo, fez falta dura em Buru e foi expulso e pouco depois, Amarildo acertou sem bola um adversário e também deixou a partida, deixando o MAC com apenas nove jogadores em campo.

Paralelamente, o Operário chegava ao empate em Aquidauana e o título estava indo para Campo Grande, mesmo assim, o Itaporã passou a aproveitar os espaços abertos com troca de passes constantes e obrigando o goleiro Gelson a boas defesas para evitar que o placar aumentasse. Aos 27, a bola chegou novamente até Gustavo Henrique na entrada da área e o atacante, com precisão, acertou o ângulo esquerdo de Gelson que até foi para a bola, mas só para sair na foto, não evitando o golaço. Aos 40, Natan, cobrando falta, também não facilitou as coisas para o goleiro e marcou o terceiro gol do Itaporã.

Com a vitória e o acesso consolidados, as atenções se voltaram para Aquidauana e a torcida do Itaporã festejou mais ainda quando a notícia do terceiro gol do Aquidauanense sobre o Operário chegou, trazendo o título para a Grande Dourados. Quando Paulo Henrique Salmázio encerrou o jogo, a comemoração foi contida, já que a outra partida ainda estava em andamento. Foram três minutos de espera até que a notícia do fim de jogo no Estádio Noroeste fez com que os gritos de "É Campeão" fosses ouvidos no gramado e nas arquibancadas do Chavinha.

Comentários