SELEÇÃO BRASILEIRA

Veja como é o Brasil que Tite deseja observar no amistoso contra o Japão

A seleção brasileira titular se consolidou num processo natural, conduzido por vitórias e bom futebol, desde que Tite assumiu o comando, em agosto do ano passado. O técnico já não procura mais um time, mas sim alternativas para mudar o rumo de um jogo, segurar um resultado, ou mesmo enfrentar rivais de posturas táticas e técnicas diferentes.

É por isso que, no amistoso contra o Japão, na próxima sexta-feira, dois titulares que se mostraram essenciais, Renato Augusto e Paulinho, podem ficar fora. Suas posições-funções – termo vastamente repetido por Tite – caberiam a Fernandinho e Philippe Coutinho, respectivamente.

O técnico tem repetido em suas últimas entrevistas que pretende observar Casemiro e Fernandinho juntos por mais minutos. Mais do que garantidos da Copa do Mundo, esses volantes de Real Madrid e Manchester City disputam a posição do "1" que atua entre as duas linhas de quatro, à frente da defesa.

Mas, na prática, Tite, que é absolutamente encantado pelo futebol de ambos, deseja ter uma variação com eles juntos. E para dar equilíbrio e maior força ofensiva, Philippe Coutinho seria deslocado para o setor central, com Willian e Neymar abertos, e Gabriel Jesus à frente.

Só que isso depende do estado físico e clínico de Coutinho e Neymar, desfalques de Liverpool e PSG no último fim de semana, ambos com problemas na coxa. Eles serão reavaliados pelo departamento médico da Seleção em Paris, onde o grupo treinará pela primeira vez na nesta segunda-feira.

Inicialmente, a ideia é manter a distribuição tática dos jogadores. Falando novamente em posição-função, Fernandinho faria a de Renato Augusto: um articulador, com missão de buscar a bola mais atrás e distribui-la como parte da produção ofensiva.

Nessa formação, Coutinho se encarregaria da posição-função de Paulinho, de infiltração mais frequente na área do adversário.

O que muda?

Paulinho e Renato Augusto são atletas mais híbridos, podem alternar suas tarefas ao longo da partida. Fernandinho e Coutinho têm características mais definidas. O primeiro, mais defensivas, o outro com protagonismo na criação e finalização.

Por isso, Willian, aberto pelo lado direito, dará uma profundidade maior à equipe. Tite, aliás, admite que, nessa formação, seu 4-1-4-1 pode até ser chamado de 4-3-3. O técnico costuma dizer que quando tem dois atacantes agudos abertos, um de cada lado, como serão Willian e Neymar, o Brasil fica, efetivamente, com três homens de frente – os dois, mais o centroavante.

Outra experiência que poderá ser feita diante do Japão é a entrada de Danilo no lugar de Daniel Alves, na lateral direita, ou desde o início do amistoso ou ao longo da partida. Ele ainda não tem minutos em campo com Tite, e o técnico quer ter maior conhecimento daqueles jogadores que ainda disputam uma vaga na Copa do Mundo.

Danilo disputa diretamente com Fagner, de quem Tite tem todas as referências, tanto do período em que o treinou no Corinthians, como das convocações para a Seleção.

Brasil e Japão se enfrentarão às 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira, no estádio Pierre Mauroy, na cidade de Lille. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, que também vai acompanhar em Tempo Real.

Comentários