Itaporã

Banco do Brasil e Bradesco de Itaporã aderem a greve nacional nesta quarta-feira (07)

Nesta quarta-feira (07/10), no segundo dia de greve nacional dos bancários, as agencias do Banco do Brasil e Bradesco de Itaporã aderem ao movimento e paralisam suas operações internas.

De acordo com informações 13 municípios da base do Sindicato devem aderir à greve, Itaporã, Caarapó, Juty, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Glória de Dourados, Deodápolis, Rio Brilhante, Dourados, Douradina, Nova Alvorada do Sul e Maracaju. É importante ressaltar a Cooperativa Sicredi não aderirá à greve e permanecerá com seu atendimento normal nos próximos dias.

A classe bancária reivindica um reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais 5,6% de aumento real e 9,88% referente a perda da inflação), garantia de emprego, melhores condições de trabalho, segurança, fim das metas abusivas, igualdade de oportunidade, entre outras reivindicações.

A paralisação culminou logo após pouco mais de 40 dias de negociações entre representantes dos trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), uma vez que foram ofertados 5,5% de reajuste para os salários e vales incluindo um abono de R$ 2,5 mil, não incorporados ao salário.

Em nota publicada pela Fenaban, esta informou que continua aberta às negociações e que a proposta apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo, ao piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o equivalente a quatro salários.

Atenção consumidores e clientes bancários

Mesmo com a greve os consumidores devem ficar atentos ao pagamento de faturas, boletos bancários e outros tipos de cobrança, pois de acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar as contas até o vencimento, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que as quitações sejam feitas para que não sejam cobrados encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito.

Uma das recomendações feitas é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais de pagamento, como internet e casas lotéricas. Esse pedido deve ser documentado, ou seja, guardada a cópia do e-mail enviado ou anotado o número do protocolo de atendimento.

A Fenaban ressalta que a população tem à disposição caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos do banco no celular, operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes (agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais) como alternativas para fazer transações financeiras.

Quem tem benefícios para serem sacados, segundo a Fenaban, pode fazer saques por meio da rede de caixas eletrônicos 24 horas e caixas eletrônicos dos bancos.

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