ITAPORÃ

Autoridades e produtores de Naviraí visitam complexo de piscicultura em Itaporã

Com o objetivo de conhecer de perto o projeto de piscicultura implantado em Itaporã, produtores, e agentes públicos de Naviraí fizeram uma visita técnica ao município na ultima sexta feira (19) a fim de trocar informações sobre funcionamento do projeto.

Em Naviraí, uma parceria entre os produtores e a prefeitura estuda a implantação de um abatedouro além de fomentar a criação de peixes em pequenas propriedades e consequentemente impulsionar a economia daquele município. Lá já existem alguns tanques, porem, os técnicos buscam programar a piscicultura local com todo aparato de manejo e tecnologias utilizadas na criação e comercialização de peixes.

Em Itaporã os visitantes estiveram na Gerencia de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, onde ouviram uma palestra com o técnico da AGRAER local, Luiz Henrique do Amaral, explanando sobre todo o mecanismo de campo. Posteriormente acompanhados de diretores da associação de piscicultores da região, se deslocaram até o Frigorifico de Peixes Mar e Terra, e tiraram dúvidas sobre o projeto, sistema de abate e comercialização diretamente com o gerente da empresa Eberton Gonçalves de Souza.

Ao final da visita na indústria e no campo, os visitantes se mostraram satisfeitos com a receptividade e com tudo o que viu relacionado à piscicultura no município de Itaporã.

O prefeito Marcos Pacco que apoia amplamente a diversificação em pequenas propriedades agradeceu os visitantes por prestigiar o município de Itaporã, enfatizando que a idéia de fomentar este segmento produtivo é muito importante para toda a região.

O prefeito Pacco finalizou dizendo que investir no setor rural através da diversificação produtiva, é lucrativo, pois, as pequenas propriedades é que geram grande parte da economia do município.

De Naviraí vieram os agrônomos Yuji Sagae e Jean Antonini, o vereador Fabiano Taquara, o agricultor e diretor da Copasul Nelson Antonini e os gerentes de agricultura e desenvolvimento econômico Agenor Ricardo de Paiva e Fernando Tadashi respectivamente. Em Itaporã os visitantes foram recebidos pelo diretor de desenvolvimento econômico Dilson Matoso, Luiz Henrique, técnico da AGRAER, Isabella Doreto diretora de meio ambiente, Ademir de Freitas vereador e os diretores da Associação de Piscicultores Vagnêz Pereira e Gerson Izida.

Comentários