Câmara Azul

Câmara Azul. Alusivo ao novembro azul, legislativo faz palestra sobre prevenção de câncer de próstata e saúde do homem

Neste dia 24 de novembro, o legislativo itaporanense realizou uma palestra com o Drº Aroldo Henrique da Silva Boigues – Médico Oncologista, com o tema Saúde Preventiva do Homem. Estiveram prestigiando e conhecendo o assunto os Vereadores Andrézão, Professor Marcelo Rosales e Adriano Martins, além das vereadoras douradenses Virginia Magrini e Délia Razuk.

Um dos autores da proposição, o vereador Galdino justificou sua ausência no evento.

Em sua fala, o palestrante Drº Aroldo Boings destacou que prevenir é o melhor remédio. Apresentando dados sobre os tipos de câncer que mais afetam a população masculina no mundo, no Brasil e em nosso Estado, o palestrante prendeu a atenção dos presentes no plenário da câmara, em sua grande maioria, homens com mais de 30 anos.

Segundo o oncologista é de fundamental importância que o homem faça exames de rotina, fazendo rastreamento após 40 anos, com o PSA e toque retal. Ainda de acordo com o especialista, um pré-conceito existente na cultura brasileira, afasta o homem dos exames de rotina, por acreditar que ao fazer o exame do toque retal, deixaria de ser homem. “Isto é uma besteira, temos que prevenir primariamente e também fazendo a prevenção secundária, que seria com os exames”.

“É importante ter uma alimentação mais saudável, associando controle do peso, dieta adequada, consumindo mais frutas, legumes e reduzindo o consumo de carne e industrializados, além de praticar atividades físicas”. Frisou.

O tabagismo, a má alimentação e consumo de álcool, fazem com que aumentem em 30% a possibilidade de se contrair ou desenvolver qualquer tipo de câncer.

Comentários