ITAPORÃ

Exercito realiza 9ª edição da Operação Ágata em Itaporã

Esteve montada tarde desta quarta-feira (22/07) na MS 156 próxima à rotatória da Coca-Cola em Itaporã uma barreira das Forças Armadas (Exército) com o objetivo de reduzir a ocorrência de crimes fronteiriços e transnacionais na faixa de fronteira terrestre. A operação é decorrente da 9ª edição da Operação Ágata feita pelo Ministério da Defesa que tem como bases o plano estratégico de fronteiras, a estratégia nacional de defesa e a constituição federal.

De acordo com informações a operação empregará efetivos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), dos órgãos de segurança pública e fiscalização federais e estaduais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícias Militar e Civl dos Estados), Abin (Agência Nacional de Inteligência), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), dentre outros. Ainda além de serem utilizados vários tipos de viaturas, aeronaves e embarcações, bem como equipamentos de tecnologia avançada, como radares, rádios e instrumentos óticos.

Pela primeira vez será empregado o meio do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira), projeto estratégico do Exército que está sendo implantado experimentalmente, na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Dourados.

Comentários