ITAPORÃ

Farmácia Municipal volta para o prédio da Gerência de Saúde

A Farmacinha pública que estava instalada em prédio alugado, volta a funcionar no prédio da Gerencia Municipal de Saúde, a fim de dinamizar o atendimento à população.

Com esta iniciativa, alem de gerar economia com aluguel, a prefeitura poderá oferecer um atendimento melhor em um espaço maior.

A Farmacinha sofreu mudanças na administração anterior, passando para as dependências do hospital e por se instalar irregularmente foi transferida para um prédio alugado, porem, o espaço era pequeno, aumentou muito a demanda judicial e os pedidos de componente especializados (popular medicamento de alto custo), a cada dia vinha aumentando.

Também foi centralizada a distribuição de insulina para as unidades de saúde entre outros remédios. Segundo Fabiana Vicente de Paula, farmacêutica e coordenadora da atenção básica, a assistência farmacêutica hoje e dividida em componente básico, especializado e o estratégico – "O básico é o que atende as prescrições que vem aqui na farmácia, o especializado ou alto custo e o estratégico (DST AIDS tuberculose e hanseníase), esta tudo centralizado aqui, quando antes, estavam fragmentados". Disse Fabiana.
Agora se o paciente sai do hospital e precisa agendar uma consulta especializada, fazer um exame e pegar um medicamento, ele vai fazer isso em um só lugar.

Complementado, Fabiana disse que os ESFs podem pegar os medicamentos de forma centralizados, e informou que no momento o estoque não esta normalizado mais o pregão de medicamento acontece amanhã 15 de fevereiro. Para suprir de imediato a demanda de procura, a Gerência de Saúde conseguiu com alguns municípios vizinhos o empréstimo de medicamentos a fim de dar continuidade ao atendimento para a população.

Como pauta de prioridades, o prefeito Marcos Pacco pediu a Gerencia de Saúde um minucioso trabalho para se colocar em ordem o atendimento da Farmacinha, sobretudo, a urgência na aquisição dos medicamentos básicos. Vale lembrar que hoje das 13h às 17h e amanha das 7h às 11h, a farmácia não atenderá por motivo de mudança, mas, amanhã a partir das 13 horas, o atendimento estará normalizado. Para o conhecimento da população, o prédio da Gerencia de Saúde abriga um laboratório de analises clinica, a regulação (central de vagas), a vigilância sanitária e epidemiológica e agora a Farmacinha.

Comentários