Operação Rédea Curta

Gaeco faz varredura também em Itaporã e cumpre mandados de prisão

O Ministério Público Estadual através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou a Operação Rédea Curta, por volta das 6h de hoje, em garagens de Dourados e também Itaporã.

Segundo informações preliminares, a ação investiga suposta lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A polícia cumpriu 32 mandatos, sendo oito de prisão - sete em Dourados e um na cidade de Itaporã; 18 de busca e apreensão e seis notificações para comparecimento no MPE.

Segundo noticiado pelo Jornal Douradosagora, a investigação da Polícia Federal nas garagens de Dourados começou em 26 de março de 2010, após denúncias.

A delegacia da PF investigou 80 garagistas de Dourados por suposto tráfico e lavagem de dinheiro e conseguiu a quebra de sigilo fiscal e bancário dos investigados, com o consentimento e autorização dos envolvidos.

Dezenas de empresários encaminharam documentação à Polícia Federal e foram descartadas as possibilidades de crime, enquanto outras do ramo tiveram que ter o sigilo quebrado para prestar as informações no processo.

Em 2010, um garagista foi preso acusado de pertencer a uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, durante a Operação Deserto que foi deflagrada com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa formada por brasileiros, colombianos, bolivianos e europeus, baseada na capital de São Paulo, especializada no tráfico internacional de entorpecentes.

Após um ano e meio de investigações, que contaram com a cooperação de organismos policiais de países da América do Sul e da Europa, à época, a PF cumpriu 50 mandados de prisão temporária, com prazo inicial de 30 dias e mais 38 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas. Dos mandatos de prisão, sete eram estrangeiros.

Comentários