EDUCAÇÃO

Ônibus já estão aptos para o transporte escolar que começa nesta segunda.

Após uma verdadeira corrida contra o tempo, a prefeitura de Itaporã através da Gerencia de Educação, anuncia que os ônibus que faz o transporte estudantil estão aptos para atender o ano letivo que começa nesta segunda feira (13).

Nos últimos 30 dias a prefeitura encontrou muita dificuldade para levantar boa parte dos veículos que estavam sem as mínimas condições de trafegabilidade.

A gerente de Educação Denise Pacco, informou que a frota de 15 ônibus que opera em 29 linhas atendendo à rede municipal, estadual e transporte universitário, passou por um rigoroso trabalho de manutenção dado ao estado precário dos veículos.

"Fizemos uma verdadeira corrida contra o tempo, pois, encontramos a frota com grandes avarias, e com os processos de licitação cancelados, tivemos muito trabalho até conseguirmos a aquisição de peças e serviços" disse a gerente. De acordo com João Pereira Alves - Diretor do Departamento de Transporte Escolar, a nova administração herdou uma frota de ônibus, onde 60% dos veículos apresentaram avarias, como: vidros quebrados, suspensão danificada, freios irregulares, diferencial quebrado, alem da falta de cinco pneus e rodas de estepe que não foram encontrados no pátio da garagem. "Corremos trinta dias para solucionar este problema, e ainda temos um ônibus na oficina com diferencial quebrado por falta de manutenção, e para recuperá-lo, o município vai gastar aproximadamente seis mil reais".

Complementado, o diretor disse que já foram gastos com os ônibus, aproximadamente R$ 29 mil sem computar o desaparecimento dos cinco estepes que com roda e pneus somam R$ 8,0 mil reais.

Em Itaporã, os ônibus do transporte escolar percorrem em média de 1.102 quilômetros por dia dentro perímetro urbano e rural, beneficiando centenas de alunos que necessitam dos veículos para chegarem até as escolas durante os três períodos de aula.

No Transporte Universitário, cinco ônibus serão disponibilizados para atender cerca de 350 estudantes que se deslocam diariamente para Dourados.

Como já foi anunciado na imprensa, a Gerência de Educação, confeccionou as carteirinhas para o transporte escolar gratuito para o ensino médio, fundamental e também para o transporte de universitários.

A Gerência informa que serão disponibilizados três ônibus para a Unigran, um para a Uniderp e Iegran, levando alunos também para a escola de cursos Vital Brasil e ainda um ônibus para o transporte dos alunos da UFGD no período matutino e noturno.

Denise Pacco alerta para a necessidade dos alunos adquirirem a carteirinha o quanto antes, e para isso, devem procurar a GEDU ( Gerencia de Educação). Vale lembrar que as aulas começam nesta segunda feira (13), e apenas trinta por cento dos alunos providenciaram suas carteirinhas. Para fazer este documento o estudante deve apresentar o atestado de escolaridade (matrícula), juntamente com uma foto 3x4. A carteirinha fica pronta na hora e é totalmente gratuita.

Comentários