Reconstruindo Itaporã

Parceria CRAS e Gerencia de Saúde, fortalece trabalho de saúde preventiva em Itaporã

A prefeitura de Itaporã através do CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) e a Gerencia Municipal de Saúde estabeleceram pareceria na construção de um trabalho de fortalecimento de vinculo e cuidados em saúde preventiva. Esta proposta foi firmada entre a gerente de assistência social Tania Mara Custódio e o gerente de saúde Dogmar Peteck, com o intuito de priorizar o cuidado com as gestantes do município, que segundo estimativa das UBS (Unidades Básicas De Saúde) conta com aproximadamente 100 gestantes.

As políticas de ação visa atenção especial para este público, cuidando para que tenham acesso às estratégias de assistência social e assistência à saúde.

O projeto se chama GESTAR e está sendo conduzido pela psicóloga Mari M. Ortiz do CRAS juntamente com a equipe CRAS, em Colaboração com as enfermeiras e equipe das UBS, e também com os profissionais do NASF (Núcleo De Apoio A Saúde Da Família). "Os trabalhos voltados para o fortalecimento de vinculo emocional são importantes em todas as situações familiares. No entanto quando se trata de gestantes, precisamos destinar uma atenção especial. Pois, as futuras mamães precisam ser acolhidas, amparadas e orientadas. A gestação trás consigo além de um turbilhão de hormônios e mudanças físicas, varias dúvidas, inseguranças medos e alegrias." Disse a psicóloga Mari M. Ortiz.

"Os grupos GESTAR tem extrema importância, pois, oportunizam o acesso a cuidados de saúde emocional e física". Nossas gestantes são orientadas e acompanhadas por profissionais de diversas áreas, tais como, médicos, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas, odontólogos, educador físico e fisioterapeuta. Explicou Tania Custódio.

As reuniões oportunizam com que as gestantes possam partilhar e aprender, não só com os profissionais de saúde, mas também, com as colegas de grupo, uma vez que possibilita a troca de experiência e externalização de sentimentos. "Estes grupos também funcionam como meios de constatar e prevenir situações de depressão durante a gravidez e pós-parto, bem como proporcionar acesso a cuidados de saúde física."

Como funciona. Os grupos GESTAR funcionam nas UBS, onde são oferecidas reuniões previamente agendadas que acontecem no período matutino, iniciando com café da manhã. Nestas atividades as gestantes são acolhidas e orientadas por profissionais de diversas áreas, tais como médicos, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas, odontólogos, educador físico e fisioterapeuta. O serviço é oferecido para todas as gestantes do município, basta se informar sobre as datas com sua agente de saúde ou na UBS mais próxima.

Para melhor informação, segue a agenda do grupo GESTAR mês de Maio:

UBS Santa Terezinha 10/05/2017 às 08h00

UBS Montese 12/05/2017 às 08h30

UBS Santa Maria 18/05/2017 às 08h00

UBS Pioneira 22/05/2017 às 08h00

UBS Piraporã 23/05/2017 às 08h30

UBS Central 24/05/2017 às 07h30

UBS São Bento 25/05/2017 às 08h00

Comentários