MS 156

Rodovia é liberada por indígenas e ato deve ser retomado nesta quarta-feira com mais "força"

Os índios que bloqueiam a rodovia MS -156 em protesto devido a falta de água na Reserva Indígena de Dourados, liberaram a via no final da tarde desta terça-feira, porém, retomam o ato a partir das 7h desta quarta-feira (27). Como mostrado pelo Dourados News, na continuidade do manifesto, lideranças indígenas afirmam que contarão com mais de mil pessoas, na busca de pressionar soluções para a causa.

Conforme o líder indígena, Silvio de Leão, o movimento não causou engarrafamentos na tarde desta terça-feira (26), já que a PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) esteve no local e nas proximidades com instruções aos motoristas.

"Estamos aqui pacificamente, lutando por um direito nosso. Amanhã contaremos com um grande número de público da nossa comunidade e de apoiadores. Vale destacar que a polícia tem orientado rotas aos motoristas e não está tendo engarrafamento na via", disse.

Como já divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Dourados News, a expectativa dos indígenas é que os equipamentos cheguem nesta quarta-feira (27) relembre aqui, o que de acordo com lideranças indígenas foi sinalizado por um representante da Sesai (Secretaria Especial de Sáude Indígena).

O movimento foi iniciado nesta segunda-feira (25) e tem contado com pausa apenas a noite. Com galhos, troncos e queima de pneus sinalizando o ato, os indígenas se concentram na via, no trevo que dá acesso a Reserva Indígena.

Ainda conforme Silvio, os atos não cessarão caso o maquinário de perfuração dos poços artesianos não chegue à Reserva.

"Se chegar amanhã esse equipamento, paramos o movimento amanhã. Se não chegar vamos continuar com o bloqueio", pontuou.

O protesto tem como "bandeira" além de soluções para o problema de escassez de água, mais acesso à saúde, como resoluções para a falta de medicamentos para a comunidade.

Comentários