ITAPORÃ

São Cristóvão: Prefeitura inicia semana com benção sobre frota de veículos e motoristas

Em Celebração ao o Dia de São Cristóvão, considerado o padroeiro dos motoristas pelos cristãos católicos, o Frei Ronair Simão de Barros esteve pela manhã na Gerencia de Educação proferindo uma benção aos motoristas e veículos que servem à Rede Municipal de Educação em Itaporã.

O momento religioso contou com as presenças do prefeito Marcos Pacco, acompanhado da primeira dama Lurdinha Pacco, vice prefeito Roberto Marsura, Presidente da Câmara Marcio Machado (LOBO), vereadora Lourdes Struziati e Célia Frota, e todos os demais Gerentes, além de diretores e assessores estiveram presente servidores e motoristas da frota escolar que receberam uma benção em alusão ao dia de São Cristóvão que é comemorado no próximo 25/07.

O prefeito Marcos Pacco agradeceu a disponibilidade do Frei Roanir em levar a benção e uma mensagem de fé ao motoristas que trabalham diariamente transportando jovens e crianças.

25 - Dia de São Cristóvão

Dia 25 de julho é festejado o dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores.

"Cristóvão" significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Deus. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio.

Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. Apesar de exausto resolveu levar o menino, que a princípio era leve, mas foi se tornando cada vez mais pesado, tanto que Cristóvão precisou de um cajado para conseguir fazer a travessia. Quando chegaram, Cristóvão falou que sentia-se como se houvesse transportado todo peso do mundo. Foi aí que lhe disse o menino: "Tiveste às costas, mais do que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

Nos anos entre 250 e 300, sofreu martírio na Síria, onde pregava, na cidade de Lícia.

No dia em que em que lhe foi dedicado, São Cristóvão é reverenciado; seus fiéis fazem grandes homenagens em procissões. Nas paróquias há aglomerações enormes de caminhoneiros e taxistas, todos querendo receber uma benção especial para suas jornadas.

Comentários