Brasil

Laboratório em campus do IFMS produz materiais para inclusão e acessibilidade

Apresentação de materiais desenvolvidos para a comunicadade - Foto: Arquivo Pessoal - Crédito: Divulgação Apresentação de materiais desenvolvidos para a comunicadade - Foto: Arquivo Pessoal - Crédito: Divulgação

Com o objetivo de promover a inclusão e a diversidade no ambiente educacional, está em funcionamento no Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o Lita - Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas. O espaço é resultado de uma parceria com o Núcleo de Educação Especial e Inclusiva de Naviraí (Nuesi), ligado à Prefeitura Municipal, e com a Associação Naviraiense das Pessoas com Deficiência (Anpede).

“A criação do Lita representa um marco no desenvolvimento tecnológico para a inclusão no Estado. Necessidade identificada após constatarmos demandas não atendidas nesse campo", explica o professor Marcos Rogério Ferreira, um dos coordenadores do laboratório.
O principal objetivo do Lita é desenvolver tecnologias assistivas para pessoas com necessidades educacionais específicas. Criado em 2023, o laboratório é coordenado pelos professores Marcos Rogério Ferreira e Paula Freitas.

“Essa necessidade foi identificada após constatarmos demandas não atendidas nesse campo, alinhando-se com as estratégias do poder público estadual em promover uma melhor qualidade de vida e inclusão social para esse grupo”, aponta Marcos.

“A criação do Lita representa um marco no desenvolvimento tecnológico para a inclusão no Estado, seguindo um modelo similar ao Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Uma visita técnica realizada em julho de 2023 ao centro inspirou a equipe do Lita a buscar a institucionalização e o financiamento necessários para impulsionar o projeto”, explica o professor.

No total, sete estudantes do curso técnico integrado em Informática para Internet fazem parte do projeto.

Comentários