REPRODUZINDO COM FORÇA !

Douradina vira manchete nacional por Mães terem o dobro de filhos que a média estimada no Brasil

O Hora 1 exibe uma série de reportagens especiais em homenagem às mães. Em Douradina, no Mato Grosso do Sul, as mães têm em média o dobro de filhos em relação à média nacional.

Yasmim, de oito anos, e Alan, de dois anos, irão ganhar um novo irmãozinho. O sofá vai ficar pequeno para toda a família. O Miguel, que chega em julho, já é esperado com muito carinho. Menininho sapeca, veio de surpresa.Mesmo sem querer, a dona de casa Sidneia dos Santos está bem perto de alcançar boa parte das mulheres do pequeno município de Douradina, em Mato Grosso do Sul.

O último censo do IBGE apontou que cada mãe tem em média quatro filhos. É mais que a média nacional, que não chega a dois. Com pouco mais de 5,7 mil habitantes, Douradina ocupa o primeiro lugar entre as cidades em que as mães têm o maior número de filhos do Brasil.

Se quatro é demais, que tal 11 filhos? Reunir todos em um mesmo dia só se for em fotografia. Para a dona de casa Maria Aparecida de Souza a maternidade veio cedo. Ela teve o primeiro filho aos 12 anos. Eram outros tempos.

Ser tão acima da média não é para qualquer pessoa. A filha de Maria Aparecida, de 17 anos, mãe de primeira viagem, não pretende ter tantos herdeiros. "Só mais um", diz Maria Aparecida Maciel. Encontrar mães com quatro filhos ou mais em Douradina é fácil. O difícil é encontrar alguém que tenha nascido na cidade. Parece estranho, a cidade mais materna do Brasil não tem maternidade. As mulheres que entram em trabalho de parto são levadas para a cidade de Dourados. Muitos douradinenses são na verdade douradenses de nascimento.

Com a prefeitura sem recursos para a construção de um hospital, o ponto de apoio às gestantes é o posto de saúde. Os funcionários e até mesmo a secretária de Saúde ficam encarregados de chamar a ambulância para o transporte até à outra cidade.

O posto oferece atendimento pré-natal e orientações sobre o controle de natalidade, que nem sempre é praticado. Em cidade onde as mães têm muitos filhos, nem mesmo a enfermeira escapa da estatística. "Eu tenho quatro filhos", diz Heliana Mara Fernandes.

A alegria de exercer um papel tão importante fica estampada em cada sorriso. O assunto é tratado de um jeito muito natural. Quando questionamos o segredo de tanta fertilidade, surge uma resposta singela. "É muito amor", diz a costureira Ediane Aveline, que está na segunda gravidez.

Comentários