CADE O EXEMPLO ?

Durante fiscalização, Agetran bloqueia rampa para cadeirantes e comete infração

Fiscais da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) de Dourados foram flagrados no momento em que cometiam uma infração grave prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Durante ação na Rua Firmino Vieira de Matos, região central da cidade, estacionaram o veículo oficial diante de guia rebaixada bloqueando a rampa de acesso para cadeirantes.

O flagrante ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (22), às 13h50. Aparentemente, os agentes de fiscalização de trânsito atuavam justamente para coibir infrações. Contudo, ao deixarem a viatura no local proibido e obstruir rampa de acesso para cadeirantes, cometeram uma infração considerada grave pelo CTB, com multa prevista de R$127,69.

Não foi a primeira vez que situação desse tipo foi flagrada em Dourados. Em julho de 2014, uma viatura da Agetran foi fotografada parada sobre a faixa de pedestres e bloqueando a rampa de acesso para cadeirantes na Rua Nelson de Araújo, na frente da Escola Estadual Presidente Vargas. (relembre aqui)

Ao que tudo indica, esses casos flagrados não foram as únicas infrações cometidas por quem deveria evitar situações do tipo. No dia 5 de maio deste ano, a Prefeitura de Dourados informou no Diário Oficial do Município que instaurou uma Sindicância Administrativa Disciplinar para apurar possíveis irregularidades administrativas quanto a multa de trânsito recaída no veículo oficial placas NRZ 3617, de uso da Agetran, no dia 3 de fevereiro de 2016.

Enquanto comete infrações que deveria coibir, a agência criada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) mantém o rigor na aplicação da lei, ao menos para condutores dos mais de 136 mil veículos que trafegam por Dourados, segundo estimativa do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Conforme já noticiado pela 94FM, somente de janeiro a maio deste ano a Agetran já havia arrecadado quase R$ 200 mil somente através de multas previstas na legislação de trânsito. Os valores constam no Portal da Transparência da prefeitura e contrastam com a estrutura da agência, que desde sua ativação, em 2012, tem sofrido um desmanche e contaria atualmente com menos de 20 fiscais de trânsito.

Comentários