Rural

Iagro autoriza uso emergencial de produtos para controle de praga em MS

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) decretou estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da lagarta Helicoverpa armigera em Mato Grosso do Sul. Por conta disso foi autorizado o uso de produtos para supressão da praga.

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, técnicos da DDSV (Divisão de Defesa Sanitária Vegetal) da Iagro visitaram propriedades rurais de diversos municípios realizando um levantamento sobre a incidência da Helicoverpa armigera no Estado.

Diante desse estudo o MAPA (Ministério da Agricultura e Abastecimento) publicou dia 2 de fevereiro no Diário Oficial da União a portaria que declara o "estado de emergência fitossanitária". A incidência da Helicoverpa armigera no estado é pontual, mas exige controle e prevenção.

Para que haja controle nas áreas com incidência, evitando a manifestação descontrolada da praga, a portaria do MAPA possibilita que Mato Grosso do Sul adote as ações necessárias de controle e prevenção de possível surto.

O objetivo, portanto, é evitar prejuízos às lavouras e danos econômicos, não só aos produtores rurais sul-mato-grossenses, como também aos cofres estaduais caso a população de helicoverpa armigera atinja níveis elevados.

Por isso a Iagro em conjunto com a SEPAF, por meio da RESOLUÇÃO SEPAF N. 638, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017, organizou as normas para "Autorização para Uso Emergencial" de produto para a supressão da praga Helicoverpa armigera no Estado.

Os formulários e legislações vigentes podem ser encontradas no link: https://goo.gl/ye7csO

Helicoverpa Armigera

A Helicoverpa armigera ataca mais de cem espécies cultivadas ou não, como soja, milho, café e sorgo. "O primeiro registro da doença no Brasil ocorreu no oeste da Bahia em fevereiro de 2013, contudo até o momento não foi constatada em nível de dano econômico ao produtor do Mato Grosso do Sul" Comentou Filipe Petelinkar, chefe da divisão.

Comentários