LIBERDADE ? CADE ?

Prefeitura de Itaporã proíbe que funcionários repassem informações à imprensa

O iFato recebeu uma foto de um documento emitido pela Gerência Municipal de Saúde que determina que informações repassadas por funcionários da pasta à Imprensa, sejam sabatinados aos superiores, no caso ao Gerente, ou Gabinete do Prefeito ou Assessoria de Comunicação.

O documento, que foi emitido nesta segunda-feira (28/09), identificado por OC/GESAUP/Nº.001/2015 tem como remetente todos os funcionários da Gerência Municipal de Saúde Pública de Itaporã-MS. O assunto se refere a

“Entrevista aos meios de Comunicação”, e é assinado pelo Gerente da pasta, Moises Pires de Oliveira. Abaixo reproduziremos fielmente o conteúdo do documento:

1 - Com a finalidade de uniformizar a comunicação no âmbito da Gesaup - Gerência Municipal de Saúde Pública, fica PROIBIDO qualquer entrevista aos meios de comunicação sem prévia autorização dessa Gerência ou do Gabinete do Prefeito e as mesmas se houver, tem que ser assinada pela Assessoria de Comunicação do Município.

2 - Informamos ainda que fica TERMINANTEMENTE proibido a informação de ocorrências a qualquer meio de comunicação (TV, rádios, jornais, blogs etc).

Mesmo parecendo ilegal, em alguns casos a prática pode ser considerada comum no âmbito da administração pública, mas alguns funcionários, que preferiram não se identificar temendo represálias, se sentiram ameaçados com o documento. “Se eles estivessem tudo certinho, não teria porquê fazer isso, mas como tem coisa errada para tudo que é lado, precisam intimidar para esconder”, desabafa um funcionário.

O iFato coloca-se a disposição para atitudes inversas a da Administração e garante o anonimato a todos os denunciantes, podendo estes entrar em contato com o site através de sua página ou perfil no Facebook, telefone celular ou WhatsApp (067 9816-6020), e-mail (contato@ifato.com.br), ou pessoalmente na rua João José de Souza, 275 B.

Comentários