SAFRA

Safra de milho abaixo do esperado, derruba ainda mais valor do frete em MS

As empresas de Transporte Rodoviário que trabalham no transporte de grãos em Mato Grosso do Sul têm mais um fator a equacionar na hora de fazer as contas. O fim da colheita do milho safrinha 2015/2016, ficou 1/3 do abaixo do esperado pelas projeções da Aprosoja e teve impacto direto no valor do frete, que está 15% abaixo do valor praticado no mês de agosto.

Segundo o presidente do Setlog/MS, Cláudio Cavol, além da colheita ter ficado 33% abaixo do esperado, em torno de três milhões de toneladas a menos, o valor do frete ficou ainda mais baixo do que o praticado no final de safra.

"O valor do frete sempre cai em torno de 10% no final da colheita devido a menor oferta de produto e o maior número de caminhões graneleiros no mercado, mas a baixa no produtividade fez com que o frete caísse em 15%", explica Cavol.

Atualmente, o valor do frete está em R$ 131,25 a tonelada. Para se ter uma ideia, o transporte de um caminhão bi-trem de 37 toneladas de milho de Maracaju para Ponta Grossa, no Paraná, após deduzir todas as despesas com diesel, pedágio, motorista (diária, alimentação),impostos, tem um lucro de apenas R$ 307.

"Nos cálculos do frete, deveríamos também contabilizar o desgaste do veículo, mas muitos empresários do setor estão deixando de lado, por que há muita concorrência. Estamos praticamente pagando para trabalhar", explica.

Comentários