DEBATE

Sejusp é ignorada em agenda com ministro da Justiça

Ignorou - Na comitiva que trouxe o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, à região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai na sexta-feira para debater o tráfico de drogas na região, nenhum membro da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso do Sul) ou do governo do Estado, marcaram presença já que não receberem qualquer tipo de convite das autoridades paraguaias para o evento.

CPI - Zeca do PT quer CPI para apurar os repasses estratosféricos feitos pelo governo federal à Missão Evangélica Caiuá, responsável pelo atendimento da saúde indígena e com sede em Dourados. A dinheirama começou a ser aplicada após 2005, no mandato do então presidente Luís Inácio Lula da Silva, amigo pessoal de Zeca. Na época, 21 crianças indígenas morreram vítimas de desnutrição infantil nas aldeias da cidade.

Deputados/candidatos - Confirmado a conversão de ‘pré’ para candidaturas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul terá pelo menos cinco nomes nas disputas municipais este ano. Renato Câmara (PMDB) em Dourados, Onevan de Matos (PSDB) em Naviraí e Ângelo Guerreiro (PMDB) na cidade de Três Lagoas, além de Marquinhos Trad (PSD) e Coronel Davi (PSC), na Capital.

Vem de lá - Para quem achou que as eleições municipais em Dourados não teria influência de Campo Grande, se enganou, pelo menos é o que se tem mostrado nesse primeiro momento que antecede a confirmação dos nomes para a disputa de outubro próximo.

As ordens - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) articula como pode para fortalecer seu partido para o pleito, assim como o ex-governador André Puccinelli (PMDB) tem aparecido para dar as cartas por aqui. Também vem da Capital as ‘ordens’ ao PR de Délia Razuk, principalmente no quesito alianças. Isso, ficando nos três pré-candidatos.

Caneta - O abuso de motociclistas que não se cansam de parar em local impróprio na região central da cidade tem pesado no bolso, principalmente dos motoboys. Na sexta-feira, funcionária da EXP Parking, empresa responsável pelo rotativo não aliviou e gastou quase um talão com tantas notificações aos irregulares próximos à agência da Caixa na Joaquim Teixeira Alves.

Bronca - Mesmo diante de tantas notificações, havia aqueles que não se importavam com a presença da fiscal e estacionavam os veículos na vaga destinada para automóveis, porém, eram repreendidos com uma bela chamada de atenção em público.

Saúde - É cada vez pior a situação da saúde pública em Mato Grosso do Sul. Todos os dias nos deparamos com problemas infinitos que vão desde a falta de um simples material básico até a estrutura precária de hospitais e equipamentos, além, é claro, da escassez de profissionais em diversas áreas.

Saúde 2 - O problema maior é quando observamos o Município responsabilizando o Estado, que por sua vez joga as cartas para a União e nada é feito ou relatado, como no caso de Dourados, onde o pagador de imposto precisa conviver com esse descaso praticado pelos três poderes. Chegou a hora de cada um assumir a sua parcela de responsabilidade para com a população.

Bloqueio - A semana pode começar com bloqueio de rodovia em Dourados. Indígenas ameaçam desde sábado trancar a MS-156 na rotatória de acesso à Reserva do município. O motivo é a falta de água e de medicamentos à comunidade local. É esperar pra ver!

Comentários