Clima

Pancadas de chuva encerram período de duas semanas secas em Itaporã

Foram 8.3 mm de chuva ocorridos em espaço de tempo de 22 minutos - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo Foram 8.3 mm de chuva ocorridos em espaço de tempo de 22 minutos - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

A chuva que passou por Dourados e Itaporã nessa quinta-feira (3/2) interrompeu a estiagem que se estendia na cidade por 14 dias consecutivos. 

Segundo apurado pelo Guia Clima, as precipitações pluviométricas totalizaram 8.3 mm, ocorridas em 22 minutos. 

As pancadas também serviram para amenizar o calor, que teve sensação térmica mais elevada de 34.6°C registrada às 10h15. A mínima chegou a 22.7°C, exatamente às 23h24. 

Já a taxa de umidade relativa do ar variou entre 52%, registrado às 10h13, até 94% apurado às 23h30, ainda segundo informações disponibilizadas pela ferramenta de monitoramento da Embrapa Agropecuária Oeste. 

Nesta sexta-feira (4/2), o dia começou com nuvens e possibilidade de ocorrerem pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Dourados, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As temperaturas variam entre 23°C e 32°C. 

Final de semana

O sábado (5/2) deverá ser marcado por tempo encoberto e chuviscos, além de calor máximo esperado de 34°C e mínima de 22°C. 

No domingo (6/2) as previsões climáticas indicam possibilidade de aumento de nebulosidade, pancadas de chuvas, por vezes forte, e trovoadas isoladas. As temperaturas devem permanecer entre 21°C e 27°C. 

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) prevê 90% de probabilidade de ocorrerem chuvas neste sábado e domingo. 


 

Comentários