Clima

Previsão indica que calor intenso vai castigar douradenses durante a semana

Para esta segunda-feira (14), a previsão é que os termômetros cheguem a 37ºC, em meio a muitas nuvens - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo Para esta segunda-feira (14), a previsão é que os termômetros cheguem a 37ºC, em meio a muitas nuvens - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News/ Arquivo

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que o calor intenso vai continuar castigando quem mora ou está de passagem por Dourados ao longo dessa semana, com temperaturas máximas de quase 40ºC. 

Para esta segunda-feira (14), a previsão é que os termômetros cheguem a 37ºC, em meio a muitas nuvens.

De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, no primeiro minuto do dia foram registrados 26.3ºC e a mínima até agora foi de 23.4ºC às 5h43. 

Conforme o Inmet, na terça-feira (15) a temperatura deve ter os extremos marcados entre 24ºC e 37ºC e na quarta-feira (16), mesmo com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, a máxima prevista é de 39ºC, com mínima de 25ºC. 

Também para quinta-feira (17) são previstas pancadas de chuva isoladas, com termômetros entre 24ºC e 37ºC, condição climática semelhante à prevista para sexta-feira (18), de 25ºC a 37ºC, mas com tempo encoberto com chuvisco. 

No entanto, o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê uma leva queda de temperatura para o fim de semana. 

Depois de máximas entre 34ºC na terça-feira, 36ºC na quarta-feira e 35ºC na quinta-feira, a previsão indica que os termômetros não devem passar de 29ºC na sexta-feira e de 28ºC no sábado (19). 

Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados está desde o dia 6 passado sem chuvas expressivas e o índice pluviométrico acumulado em fevereiro é de 13.4 milímetros, bem abaixo da média mensal de 149.0 milímetros calculada com base no monitoramento feito pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município.

Comentários