Esporte

Em vantagem diante do "freguês" River, Cruzeiro busca vaga na semifinal

Chegou o dia. Cruzeiro e River Plate decidem uma das vagas nas semifinais da Libertadores, a partir das 22h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Por ter vencido o jogo na Argentina por 1 a 0, a Raposa joga pelo empate, enquanto o adversário fica com a vaga, desde que vença por diferença de mais de um gol. Triunfo hermano por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Além de ser um jogo que vale vaga na semifinal, a expectativa é grande também pela possibilidade de quebra de recorde de público do novo Mineirão. Foram colocados à venda 60 mil bilhetes e, até a noite de terça-feira, 56.500, aproximadamente, haviam sido vendidos. O recorde atual pertence ao fatídico 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, quando 58.141 torcedores presenciaram a tragédia brasileira, nas semifinais da Copa do Mundo.

Em vantagem, o Cruzeiro terá pela frente um velho freguês quando o assunto é mata-mata. A Raposa levou a melhor na final da Libertadores de 1976, nas Supercopas de 1991 e 1992, quando ganhou o caneco sobre o rival no primeiro daqueles encontros, além de ter faturado a Recopa de 1998. Mas nem tudo são flores para o Cruzeiro, já que duas peças importantes do grupo vivem dramas pessoais. O técnico Marcelo Oliveira perdeu a mãe, na manhã dessa terça, e mostrou-se muito abatido com a situação, enquanto o pai do meia-atacante Marquinhos luta pela vida, enfrentando uma grave doença. No que diz ao trabalho em campo, Marcelo vai repetir o time de quinta passada, mas com a presença de Alisson entre os reservas.

Sem vencer a Libertadores há 19 anos, o River Plate busca o tricampeonato mas, para continuar alimentando o sonho de uma nova conquista, a equipe precisa vencer por mais de um gol de diferença, por causa da derrota na ida. Um favor favorável é o fato de a equipe não ter atuado no fim de semana pelo Campeonato Argentino. A partida contra o Tigre, que seria realizada no último domingo, foi adiada em função da morte do jogador Cristian Gómez, que defendia o Atlético Paraná da segunda divisão. O técnico Marcelo Gallardo sinalizou mudanças para a partida, em quase todos os setores.

O colombiano Wilmar Roldán apita o jogo do Mineirão, e será auxiliado por Wilson Berrio e Alexander Guzman, ambos também da Colômbia. O GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes, em Tempo Real, a partir 20h.

As escalações
Cruzeiro: Marcelo Oliveira não fez mistério quanto ao time. Os jogadores que buscarão a vaga nas semifinais da Libertadores serão os mesmos do primeiro jogo: Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Mena; Willians e Henrique; Marquinhos, Arrascaeta e Willian; Leandro Damião.

River Plate: O técnico Marcelo Gallardo deve promover o retorno de Mercado à lateral direita, enquanto no ataque ainda tem dúvida na escalação do uruguaio Rodrigo Mora, com dores no joelho direito. Além disso, Rojas pode substituir Ponzio, e Pisculichi entrar no lugar de Pichi Martínez, no meio. O River que entra em campo: Barovero, Mercado , Maidana, Funes Mori e Vangioni; Ponzio (Rojas), Kranevitter, Pisculichi e Sanchez; Mora (Cavenaghi) e Téo Gutierrez.

Quem está fora
Cruzeiro: Dos jogadores que podem atuar, ninguém está machucado ou suspenso. O lateral-esquerdo Fabrício, que já não poderia jogar por ter atuado na Libertadores pelo Internacional, tem uma lesão músculo adutor da coxa direita.

River Plate: Driussi, ainda se recuperando de infecção viral, e Gio Simeone, atacante que está com a seleção argentina sub-20, desfalcam a equipe.

Pendurados
Cruzeiro: Ninguém.

River Plate: Ponzio.

Comentários