Itaporã

Prefeitura de Itaporã apoia construção de novo frigorífico de peixe no município

A prefeitura de Itaporã através da Gerência de Desenvolvimento Econômico e Sustentável está prestando serviços para a construção de um Frigorífico de Peixe no sítio “Sonho Meu”- propriedade do senhor Kleber Nascimento do Prado, na região do Bandeirantes. Recentemente o prefeito Wallas Milfont e o gerente Osmar Carbonaro visitaram o local para conhecer a obra.

Em apoio ao empresário para a construção desse novo empreendimento, a prefeitura realizou os serviços de topografia do terreno, aterro, terraplanagem, implantação de lagoa de contenção de rejeitos e o cascalhamento para garantir boas condições de acesso do frigorífico até os tanques.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico e sustentável, Osmar Carbonaro, a prefeitura se colocou a disposição para a realização de outros serviços no decorrer da obra. “Esse frigorífico vai beneficiar os piscicultores do nosso município e gerar empregos e rendas, não poderíamos deixar de apoiar. O prefeito Wallas, eu e o diretor João Roberto Vieira já nos colocamos a disposição de senhor Kleber para ajudar no que for possível”, afirmou.

Inicialmente o frigorífico terá capacidade de processar 20.000 kg de peixe por dia e vai garantir 20 empregos diretos. Além do apoio da prefeitura, o investimento para a obra provêm de recursos particulares (construção dos tanques), e financiamento BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para construção do prédio do Frigorífico. A previsão é que a obra seja concluída em até dois meses.

Foram construídos seis tanques em uma área de 2 hectares para a criação de 110 mil tilápias. Além de atender a própria produção, a Unidade (com uma área de 300m²) vai receber o peixe de outros produtores, abater, fazer a limpeza, embalar, armazenar o pescado e fazer a distribuição para o comércio.

O produtor rural Kleber Nascimento do Prado comemora o novo empreendimento e agradece o apoio da prefeitura. “As expectativas são ótimas, estou confiante que esse frigorífico de peixe vai fomentar a economia da piscicultura em nosso município. Gostaria também de agradecer o prefeito Wallas e o gerente Osmar que não mediram esforços para nos ajudar no que precisávamos”, afirmou.

Além de empregos e geração de renda, o novo empreendimento vai beneficiar a APITAR (Associação dos Piscicultores de Itaporã e Região), que também recebe atenção especial da prefeitura. Desde de 2013, a atual administração vem trabalhando em prol do fortalecimento da piscicultura em Itaporã, até agora já foram construídos 65 tanques, o que totaliza aproximadamente 12 hectares de lamina d’água.

O prefeito Wallas destacou a importância do novo frigorifico para o desenvolvimento da piscicultura e ressaltou o trabalho da administração em prol do setor. “A unidade vai beneficiar principalmente os pequenos produtores de peixe, que algumas vezes até paralisam suas atividades porque não conseguem vender a produção. Sem duvidas, o nosso esforço para a construção de tanques de peixe no município, não foi em vão, pois Itaporã tem grande potencial na piscicultura”, finalizou Milfont.

Comentários