Política

Brasileiros: Vamos acabar com a corrupção "Dilmavez"?

Walter Ramos Walter Ramos

Caros amigos Itaporaenses:

Estamos vivenciando uma época em nossas vidas, onde o relógio do tempo corre em velocidades estonteantes e as coisas vão acontecendo muito rápido em todos os segmentos desta "vida louca". Em meio a tantas modificações tecnológicas, tantos fenômenos naturais assustadores (como a recente seca do Centro- Sul, entre outras, é hora tomarmos atitude).

Aqui em Itaporã, como em qualquer outro lugar do país, estamos sentindo na "carne", no "arroz"... os efeitos dos "desacertos" políticos, tanto em âmbito nacional como em âmbito municipal.

Está realmente difícil de transpor este verdadeiro lamaçal que se instala embaixo de nosso nariz.

Às vezes a gente pensa muito em desenvolvimento pra nossa Itaporã, esquecendo que o rolo compressor da opressão econômica vem lá de cima.

Vendo tantos comentários na internet sobre a atual situação de nosso país, um em especial me chamou a atenção, onde um respeitado cientista político da Unicamp estimou que a corrupção custa cerca de 72 bilhões de Reais ao Brasil. Segundo ele, é mais do que gastamos com educação e quase o mesmo montante destinado à área da saúde.

Para ele, a redução de 10% no nível de corrupção poderia aumentar em 50% a renda per capita do brasileiro, num período de 25 anos. Aí eu pergunto: já estamos nos contentando com este percentual, e com a utópica vitória da diminuição de 10%? Tenham a santa paciência.

Como diria Arnaldo Jabour, "vivemos sob uma chuva de escândalos e denúncias de corrupção. Mas, não se enganem, esses shows permanentes nos jornais e TV, servem apenas para dar ao povo a impressão de transparência e para desviar seus olhos das reformas essenciais que mantêm nossas oligarquias intactas".

Precisamos não perder as esperanças, pois somos fortes, temos capacidade de sair em bandos empunhando uma bandeira do Brasil em época de copa do mundo. Então, bastaria trocarmos de time, não é mesmo? Que tal torcermos para um país que vai ser campeão na educação, saúde, segurança pública...aí sim!! Isso tem que partir de nós, não só dos caminhoneiros em greve, mas de todo um pais mobilizado nas redes sociais, nas ruas, no trabalho, enfim, está hora de mostrarmos a nossa cara.

Vivemos uma era onde o agora é providencial. Não dá mais pra esperar a chegada da era de Aquarius, onde se prediz que viveremos um longo período de fraternidade universal baseada na razão. Com a participação de todos é possível solucionar os problemas sociais de maneira equitativa, sobretudo, com o surgimento de grandiosas oportunidades para o nosso desenvolvimento intelectual e espiritual.

Vamos deixar de ser omissos, temos uma grande arma nas mãos que é a internet, os sites de informações, Whatsapp, Facebook e outros bichos. A batalha é dura, diante de tanta anti-cultura, corrupção e metade da população brasileira achando normal este modelo que aí está. Vamos nos indignar sim, sair às ruas com as caras pintadas ou não, vamos espalhar nas redes sociais as notícias sobre a podridão que se instala neste país, vamos alertar a quem possa interessar que o nosso Brasil precisa de uma UTI urgente.

Para finalizar, deixo um trecho do texto de Augusto Cury que diz assim:

A capacidade de sonhar sempre foi o grande segredo daqueles que mudaram o mundo. Os sonhos alimentam a alma e dão asas à inteligência. É no solo fértil da memória onde semeamos os sonhos que farão grande diferença em nossa existência.
Os sonhadores mudaram a história da humanidade. Eles fizeram da derrota, o pódio para a vitória; das críticas, o palco, de onde receberam os aplausos.

O Mestre dos mestres foi o mais ousado dos sonhadores. Ele fez de homens simples e iletrados, arquitetos da vida. A estes, vendeu o sonho de um reino justo, em um mundo de injustiça, de liberdade em uma terra de escravidão, de vida eterna em um território onde imperava a morte, de felicidade em um país onde reinava o ódio.

Avante, Justiça Social!

Comentários