Conhecendo um pouco mais

Arte e sua importância para o ser humano

Há alguns meses atrás fui a um açougue e atenciosamente ouvi as queixas do açougueiro. Por aqueles dias um circo havia se instalado na cidade. Ele reclamava que durante o período da atividade circense a venda de carnes estava muito inferior comparada a de períodos anteriores. Ele falando e eu só escutando.

Indo mais além, dizia, que nem mesmo os fiados eram pagos em semanas de festas e de atividades de entretenimento, lazer, cultura e outros afins, ou seja, os pais deixavam de seguir a rotina alimentar para buscar um pouco de felicidade, ou simplesmente para satisfazer aos anseios dos filhos.

Após todos aqueles comentários conclui o que já sabia, eu sabia que a arte é tão importante quanto aos desejos fisiológicos de nosso organismo. No entanto, ainda é grande o número de pessoas que por não terem conhecimento, julgam não precisarem da arte e ou desconhecem o que é arte. Afinal o que é arte? Tu sabes? Arte em supra é a expressão do ser humano por meio de uma linguagem.

Ás vezes achamos que estamos longe da arte, mas, nos esquecemos que o filme que assistimos, as músicas que escutamos, as fotografias que tiramos, os cartazes nas ruas, as roupas, os carros e até mesmo no brincar de uma criança, existe traços artísticos.

Quanto aos benefícios da arte para a humanidade, pode-se afirmar que a mesma foi um fator predominante para que grandes mudanças sociais acontecessem, pois, desde as moradias até as inovações tecnológicas, são reflexos da arte. Entre muitos efeitos diretos sobre nossa vida estão os benefícios terapêuticos, didáticos, de entretenimento e também é instrumento ganha pão de muitos trabalhadores, artistas ou não.

Já sua inclusão na educação escolar visa favorecer ao aluno o relacionamento com as outras disciplinas do currículo, além do mais, auxilia no desenvolvimento da escrita, da coordenação motora e trabalha valores étnicos e sociais, tornando seus praticantes e expectadores, seres mais criativos, críticos e perceptivos.

Também desenvolve a ética, o respeito, estratégias para resolução de problemas pessoais e matemáticos, a apreciação das obras produzidas por si, oriundas de distintas culturas e realidades. Interessante a colocação da pesquisadora Ana Mae Barbosa, uma das precursoras do ensino de arte no Brasil, quando nos revela que “Se a arte não fosse importante, não existiria desde os tempos das cavernas, resistindo a todas as tentativas de menosprezo.” Dessa forma, então, cabe-nos expandir nosso conceito sobre arte. Se não concordamos com o que a arte tem para nos propor, que ao menos compreendamos e busquemos meios para respeitá-la e, sobretudo, para acessar os inúmeros benefícios que ela nos proporciona.

Diego Campos é artista plástico, professor de arte, trabalha com projetos pedagógicos e sociais e ministra cursos.

Comentários