ARTIGO

Transparência é um Direito do Cidadão, é uma obrigação do Poder Público

da Redação

O que é transparência?

Transparência é qualidade ou qualidade de transparente, e transparente é que deixa a luz ver nitidamente o que está por trás, límpido cristalino, que é claro, luminoso, que apresenta clareza, exatidão. Também é a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal, a ocultação de alguma fraqueza pessoal, e oculta de alguma miséria.

O estimulo á transparência pública é um dos objetivos essenciais da moderna Administração Pública. A ampliação da divulgação das ações governamentais a milhões de brasileiros, além contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania.

As páginas de transparência Pública dão continuidade às ações de governo voltadas para o incremento da transparência e do controle social, com objetivo de divulgar as despesas realizadas pelos e entidade da Administração Federal, Estadual e Municipal, informando sobre a execução orçamentária, licitação, contratações, convênios, diárias e passagens.

Todos os Poderes e Instituições Públicas devem ter o seu Portal de Transparência com todas as informações detalhadas e não publicar o que só interessa seus pares.

Sugiro ao Poder Executivo de Itaporã, que determine o portal de transparência em todas as Gerencias, para mostrar o que se compra onde comprou e seu valor, de que forma o produto vai ser usado, inclusive as máquinas onde está trabalhando, desta forma Vossa Excelência, teria um relatório diário para seu controle e ao mesmo tempo a nossa população teria melhor conhecimento, e evitaria as desinformações implantadas pelas “Rádios Peão”, pois no presente momento ficamos sabendo dos acontecimentos através de fofocas as quais podem chegar de forma distorcidas, faça prevalecer o slogan de sua Administração “ Um novo tempo Uma cidade para todos”, Vossa Excelência tem a oportunidade de realizar uma Administração de Ouro, é o que todos nós lhe desejamos.

O que é ética?

Ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientem o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social, é dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano, é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação da conduta humana ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientifica e teoricamente.

Um dos problemas dos relacionamentos interpessoais ainda é o salário. As pessoas ainda não decidiram se contar quanto ganha é ou não falta de educação? Já que a curiosidade também é grande quando se fala em dinheiro. No fundo, bem lá no fundo mesmo, todo mundo quer saber quanto o outro ganha, mesmo que ache que não seja educado. Será que falar sobe salário é mesmo errado?

O salário é considerado uma informação pessoal e por isso é considerado uma informação e por isso deve partir da pessoa contar ou comentar quanto ganha. Não é errado falar quanto ganha, segundo as tendências sociais o erro é perguntar sobre o salário de outra pessoa.

Falar sobre o salário não é tão antiético, mas perguntar é, pois faz parte de nossa cultura, falar o quanto ganha. O salário se tornou um mito, desde que as relações trabalhistas começaram a se tornar a base da sobrevivência. A Lei Federal prevê a exposição da remuneração dos servidores públicos, constando o nome do servidor e remuneração detalhadamente, isso é necessário vir à tona, a nível Federal, Estadual e Municipal, em alguns Estados a Lei existe constando somente a matricula e remuneração do servidor, mas a através da matricula existe remédio jurídico para saber o nome do Servidor.

A OAB questiona a privacidade do Ser Humano.

Acredito, SMJ que esta Lei tem como objetivo de trazer a baila os Fantasmas ou Marajás do Poder Público, que recebem salários exorbitantes sem trabalhar. Por outro lado a população deseja saber e clama por isso, deseja saber quanto ganha os servidores públicos, pois é ela que nos paga, através dos impostos recolhidos, desta forma acreditamos que vamos coibir os Fantasmas do Poder público.

Particularmente ganho um salário que posso morar em qualquer lugar do Brasil com qualidade de vida, mas adotei Itaporã para morar, conquistar amigos e ser útil aos mesmos, e aqui quero realizar meus sonhos, pois Itaporã precisa ter vida própria no sentido gastro, econômico e cultural; vontade todos tem, mas coragem é para poucos. Aqui está meu holerite, mas não vou relevar quanto ganho, ao menos que todos os servidores Públicos o fizerem.

Aí eu pergunto às autoridades aqui presentes: Vossas Excelências, já mostraram seus holerites para pessoas que não são seus colegas de trabalho? Eu não, nem minha família sabe de minha remuneração.

As pessoas que me mostram seus holerites são funcionários Municipais de Itaporã, para que eu possa ajudá-los a entender os detalhes descritos ou para reclamar o baixo salário que estão recebendo, e alguns pedem para interceder junto ao Prefeito, para discutir um possível aumento do mesmo.

As recentes manifestações populares que estão ocorrendo em todo o país indicam uma crise no modelo representativo brasileiro. A rejeição a qualquer bandeira partidária durante os protestos é um forte sinal que a população não aceita mais os arranjos políticos existentes.

O movimento passe livre teve como fachada o aumento das tarifas dos ônibus, mas o verdadeiro motivo é o desvio de dinheiro público e a corrupção que está desenfreada, a sensação de impunidade que é uma pizza gigante infelizmente parece que cometer este tipo crime no Brasil vale à pena. Dizem que ser honesto é careta, será que dá vergonha ser honesto?

Se quisermos conhecer uma pessoa é fácil, damos o poder ou dinheiro para ela, atrás do poder tem dinheiro e vice versa, esta é a razão de várias pessoas e entidades brigarem para terem mais poderes.

TRANSPARÊNCIA JÁ, EM TODOS OS SEGMENTOS PÚBLICOS!
Helder Guimarães Maia
Presidente do diretório municipal PTB – Itaporã MS

Comentários