Brasil

1º semáforo de Terenos vira ponto turístico, mas quebra 4 horas depois

Semáforo depois do acidente. (Foto: Liga da Justiça rádio/tv) Semáforo depois do acidente. (Foto: Liga da Justiça rádio/tv)

Comportamento

Moradores comemoravam a modernidade no trânsito, mas o assunto acabou virando piada municipal

Quinta-feira foi um divisor de águas no trânsito de Terenos, a 25 km de Campo Grande. A modernidade chegou ao município, com o primeiro semáforo instalado no cruzamento da Rua Ary Coelho com Fernando Correa, um dos mais movimentados da cidade de pouco mais de 20 mil habitantes (estimativa 2021 do IBGE).

Por volta das 8h, o sinal foi acionado, com campanha educativa e tudo. Logo, a novidade ganhou status de ponto turístico, com todos os motorizados esperando a oportunidade de estrear o sinaleiro. Mas a alegria durou menos de 4 horas. Por volta do meio-dia, um caminhão passou pelo local e levou poste com equipamento junto.

O sucesso relâmpago da grande atração do momento, é claro, imediatamente virou piada na cidade. Assim que a notícia foi parar nos grupos de Whatsapp e redes sociais, porque "alegria de cidade pequena dura pouco", lembrou um morador no Facebook.

A maioria dos comentários é de gente que nem chegou a ver o equipamento na ativa, o que rendeu vídeos no TikTok.

Mas alguns sortudos aproveitaram rapidinho a chance de experimentar. "Ainda bem que tive a oportunidade de ficar os 12 segundos parados no semáforo antes dele ficar na história", postou Alice Nascimento.

O incidente virou o assunto da cidade, inclusive, com moradores cobrando mais sinalização. "Só acho que deveria ter colocado semáforo na esquina da farmácia com a escola Antônio Valadares, porque é perigoso ali e ninguém respeita muita criança", reclamou Patricia Gomes Souza

Autor do livro "Terenos, Ruas, Moradas, Memórias e Histórias", Mauro Marques refresca as lembranças mostrando que a história não é exatamente como os mais jovens contam. Porém se repete, como se no destino de Terenos, os semáforos fossem criados para fins trágicos. "Já existiu um semáforo na esquina das Ruas Ary Coelho com Dom Aquino. Funcionou bem até ser derrubado por um Jeep", garante.

Ontem mesmo, o Departamento Municipal de Trânsito desmontou o equipamento e deve reinstalar ainda hoje, porque o sistema do sinal não foi danificado, informa a prefeitura.

"A gente nem tinha feito a inauguração ainda. Era fase de testes. Mas tudo está dentro das normas, inclusive, a altura do equipamento. Foi um acidente mesmo. Um caminhão com o guincho solto passou e arrebentou o poste", conta o vice-prefeito de Terenos, Felipe Salomão.

Ele confirma que o prejuízo inesperado acabou virando piada na cidade, mas informa que agora, Terenos não tem apenas o primeiro semáforo. "Instalamos 4 no mesmo dia. São dois no cruzamento com a Pedro Celestino e 2 na Ary Coelho com a Fernando Correa".

O vereador Helder Noboru Kasai, conhecido como Xiru (PP), diz que desde 2017, cobra a instalação e ficou frustrado com o acontecido. Segundo ele, Terenos "aumentou muito o fluxo de veículos e precisava se modernizar". Além disso, tem os turistas, "que viajam para o Pantanal e passam pela cidade. Nos horários de pico, também fica perigoso fazer contorno aí nesses cruzamentos", argumenta.

"Terenos ficou 69 anos aguardando o desenvolvimento e em poucas horas acontece isso. Mas, pelo menos, passei por lá e fiz até fotos do semáforo funcionando", comenta o vereador.

Comentários