MATO GROSSO DO SUL

270 empresas fecham as portas em Mato Grosso do Sul

Seguindo a tendência de queda na atividade comercial devido a pandemia de coronavírus, Mato Grosso do Sul registrou o fechamento de 270 negócios em abril. Os dados são da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Por outro lado, também houve abertura de novas aberturas de empresas.

Apesar da queda no número de abertura de empresas em abril frente ao mesmo período de 2019 (600 empresas) e 2018 (579 empresas), o acumulado do mês ainda é maior que o registrado em abril de 2017, quando foram abertos 425 novos negócios. O primeiro quadrimestre do ano também apresenta o melhor resultado dos últimos sete anos, com 2.361 aberturas de empresas.

Titular da Semagro, Jaime Verruck afirma que os números refletem a queda na atividade econômica devido ao coronavírus. "Tínhamos a previsão inicial de 2020 ser o melhor ano de abertura de empresas dos últimos nove anos, o que vinha se confirmando até março, mas que houve uma substancial mudança devido a pandemia", afirmou o secretário.

Em relação ao fechamento de empresas, o número de abril é o menor registrado em 2020, mas o maior da série histórica para o mês. Importante destacar que o aumento expressivo na extinção de empresas em 2020 se deve em grande parte a decisão do Governo Federal em outubro de 2019, que extinguiu a taxa paga por empresários para fechar a empresa, facilitando o processo.

Entre as empresas fechadas, 50% são do setor de comércio, sendo este o segmento mais impactado pelas condições econômicas atuais. Comércio varejista de vestuário, acessórios, produtos alimentícios, bebidas, doces, mercadorias em geral, gás liquefeito e restaurantes são os principais CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) extintos em abril.

Presidente da Jucems, Augusto César Ferreira de Castro, explica que desde o início da pandemia a Junta Comercial está trabalhando no sistema de teletrabalho adotado pelo Governo do Estado. "O sistema da Jucems é totalmente digital, sem necessidade de trabalho presencial, por isso continuamos atuando normalmente, obedecendo as normas vigentes", destaca.

Comentários