Brasil

Acadêmicos da UFGD conquistam vaga para a Surdolimpíada Mundial

Professoras Mariana Dézinho e Josiane de Freitas com Rivair da Silva no local do treino do Crossfit para Todos - Crédito: Divulgação Professoras Mariana Dézinho e Josiane de Freitas com Rivair da Silva no local do treino do Crossfit para Todos - Crédito: Divulgação

O surdoatleta Rivair Souza da Silva representará o Brasil na Surdolimpíada Mundial, em 2025, evento que será realizado em Tóquio, no Japão. Ele conquistou a vaga no início deste mês ao ganhar a medalha de ouro na modalidade boliche da 4ª Surdolimpíada Nacional, sediada em Londrina, no Paraná. 

Nesta edição, ocorreram disputas de modalidades individuais e em duplas, sendo que, pela primeira vez, os representantes sul-mato-grossenses competiram nas modalidades mountain bike, vôlei de praia e boliche. No quadro geral, os resultados colocaram a Federação de Desportos de Surdos de Mato Grosso do Sul (FDSMS) em 9º lugar, sendo que Rivair foi o único a chegar ao primeiro lugar.

O surdoatleta participa de dois projetos de extensão da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados): Sinalizando Saúde e Crossfit para a Todos, que são coordenados pelas professoras Josiane Freitas, da Faculdade de Educação (FAED), e Mariana Dézinho e Juliana Maria da Silva Lima, da Faculdade de Educação a Distância (EaD).

 No Sinalizando Saúde, ele recebe acompanhamento nutricional e orientações por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) sobre práticas esportivas em geral. No Crossfit para Todos, ele participa dos treinos semanais, desde junho de 2023, contribuindo para sua preparação física, mesmo não sendo um treino específico para boliche, a modalidade em que compete.

Outra participante da Surdolimpíada Nacional ligada à UFGD é a egressa do curso de Bacharelado em Letras-Libras EaD, Clelia de Souza Pereira Luiz, que foi convocada pelo presidente da Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul (FDSMS), Adriano de Oliveira Gianotto, para atuar como tradutora-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no evento.

 A 4ª edição da Surdolimpíada Nacional foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e reuniu cerca de 250 surdoatletas, além de delegados e membros da comissão técnica de equipes de vários pontos do país. O evento teve apoio do governo federal, da Prefeitura de Londrina, da Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP) e da plataforma de tradução simultânea ICOM-LIBRAS, conforme informações do site da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). 

SINALIZANDO SAÚDE

O projeto de extensão Sinalizando Saúde promove hábitos saudáveis por meio de atividades teóricas, práticas e exercícios físicos, voltados especificamente para a comunidade surda. Os participantes contam com realização de exames de rotina, acompanhamento de nutrição esportiva, materiais bilíngues sobre prática de atividade física e palestras bimestrais sobre temas como saúde, esporte e lazer. 

Estão envolvidos docentes e estudantes da Faculdade de Educação a Distância (EaD), por meio da coordenação da professora Mariana Dézinho e das aulas de LIBRAS elaboradas e ministradas por acadêmicas da Licenciatura em Letras-LIBRAS, e da Faculdades de Ciências da Saúde (FCS), por meio do acompanhamento nutricional feito pela professora Carina de Sousa Santos, dos exames de rotina e das palestras sobre saúde, realizados pelos estudantes do curso de Nutrição. 

 Os interessados em participar do projeto Sinalizando Saúde podem enviar mensagem para a professora Mariana Dézinho pelo e-mail marianadezinho@ufgd.edu.br. 

CROSSFIT PARA TODOS

Por sua vez, o projeto de extensão Crossfit para Todos, coordenado pela professora Josiane Fujisawa Filus de Freitas, existe desde 2021 por meio da parceria entre o curso de Educação Física da UFGD e o box de treinos Newin Crossfit, que cede o espaço e os materiais para a prática. 

O projeto tem como objetivo principal oportunizar a prática da modalidade por diferentes grupos de pessoas. As turmas atendidas desde a criação do projeto incluem: pessoas sedentárias e obesas, crianças e pessoas com deficiência. 

Em 2023, em colaboração com o projeto Sinalizando Saúde, foram incluídos alunos surdos a partir da participação da vice-coordenadora da iniciativa, professora Juliana Maria da Silva Lima, como intérprete de LIBRAS nos treinos. 

Destinada às pessoas com deficiência, a turma Adaptive é composta por quem busca melhorar a qualidade de vida e por atletas paralímpicos. Os atletas paralímpicos, como Rivair Souza da Silva, utilizam os treinos de crossfit como preparação física para suas competições. 

Quem tiver interesse em ingressar na turma Adaptive pode entrar em contato com a professora Josiane de Freitas pelo e-mail josianefffreitas@ufgd.edu.br. As atividades para ateltas paralímpicos retornarão em fevereiro de 2024 e não existe período de inscrição, de forma que a entrada de novos membros é contínua. Já as turmas para crianças e pessoas sedentárias e obesas, não têm previsão para a entrada de novos integrantes.

Comentários