DOURADOS

Alimentando carentes há 20 anos, "sopão" na aldeia precisa de ajuda para continuar na pandemia

Comunidade se ajuda em momento de pandemia e "sopão" às quartas já é tradição no local - Crédito: Foto: Arquivo familiar Comunidade se ajuda em momento de pandemia e "sopão" às quartas já é tradição no local - Crédito: Foto: Arquivo familiar

Diante da vontade de ajudar o próximo, em especial “crianças e adolescentes que não tinham o que comer”, o casal Demófilo Fernandes, 48, e Lucila Juca, 83, residentes na aldeia Jaguapiru, começaram a servir sopa, todas as quartas-feiras, durante o almoço, na casa que residem. A ação começou há 20 anos e neste momento de pandemia do coronavírus tem apoiado ainda mais as famílias locais. 

Isso se dá ao fato de que “muitas pessoas estão sem trabalho agora”, como explica dona Lucila que complementa “precisamos ajudar”. 

A panela colocada em um fogão a lenha improvisado na parte externa da casa é a mesma desde que tudo começou. Uma grande colher de madeira foi feita pelo filho do casal para uso durante o feitio do sopão. São 60 pessoas beneficiadas com a refeição feita com carinho pelo casal. 

No início, as refeições atendiam 10 pessoas e o público foi aumentando. Demófilo cita que o casal “corre atrás” para levantar doação de alimentos para o sopão. A ajuda da comunidade e de lideranças indígenas é o que possibilita esse trabalho. 
Diante do momento de crise, o casal que trabalha com lavoura e artesanato, não quer cessar o trabalho e para isso, solicita apoio da população para mantê-lo. 

“Está difícil para todos nós. Mas, não queremos parar de fazer o sopão”, diz. 

Demófilo destaca que na área externa em que o sopão é feito não há uma cobertura, o que dificulta bastante, principalmente quando chove. Diante disso, ele pede ajuda com lona ou algum tipo de cobertura de quem possa fazer as doações.

Outro pedido é quanto a alimentos como verduras, arroz (que acompanha a sopa servida), macarrão, entre outros. 

O telefone para contato para quem quiser apoiar a ação voluntária é: 9 9948-5019.    

Comentários