Brasil

Após denúncia, polícia encontra "creche" com 12 crianças no Coophavila

Dona da casa irá responder por infração à medida sanitária, por promover aglomeração; serviço começou pós pandemia

Denúncia foi feita à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami) Denúncia foi feita à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Uma mulher, residente no bairro Coophavila, foi denunciada por manter creche irregular dentro de casa, com cerca de 12 crianças. Ela começou a trabalhar como cuidadora a partir do período da pandemia, quando os pais tiveram que voltar ao trabalho e não tinham com quem deixar os filhos.

A denúncia foi feita ontem à DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente). Inicialmente, a informação era de maus-tratos e aglomeração, mas, segundo a delegada-adjunta Elaine Benicasa, a investigação constatou, além da atividade irregular de creche, a infração à medida sanitária por conta do ajuntamento de pessoas.

Elaine disse que cerca de 12 crianças foram encontradas, com idade entre 7 a 10 anos. A cuidadora era auxiliada por outras duas mulheres, que também estavam com os filhos na casa. A delegada disse que o caso irá gerar TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) para o crime de infração de medida sanitária,com pena de prisão que um mês a um ano de prisão. A mulher irá responder em liberdade.

A delegada enfatizou que não houve maus-tratos, mas explica que a situação era irregular por juntar crianças de várias famílias, em atividade irregular e sem qualquer medida sanitária para evitar possível contágio do novo coronavírus (covid-19).

Comentários