PANDEMIA

Após MEC anunciar retorno, Federal de Dourados diz que iniciará estudos de biossegurança

A UFGD confirma o recebimento das informações sobre o retorno das aulas presenciais - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo A UFGD confirma o recebimento das informações sobre o retorno das aulas presenciais - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Com a retomada das aulas presenciais marcadas para o dia 4 de janeiro de 2021, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) já sinaliza o início dos estudos visando garantir a segurança da comunidade acadêmica diante do risco de contágio do coronavírus (Covid-19). 

Em nota, a Universidade afirma que recebeu nesta quarta-feira (2/12) as informações que constam na Portaria do MEC (Ministério da Educação), publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. 

A UFGD destacou também que já vinha trabalhando desde março com os protocolos de biossegurança. 

“A saúde de seus alunos, servidores e colaboradores tem sido cuidada e resguardada com o maior zelo possível, possibilitando a continuidade das atividades e disciplinas de cada curso através do RAE – Regime Acadêmico Emergencial”, diz o texto.

O protocolo de biossegurança que deverá ser adotado pela Universidade Federal em Dourados - e nas demais instituições federais de ensino superior - foram definidos através da portaria de nº 572, de 1º de julho de 2020, que “Institui o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino”.

A portaria disponibiliza um documento que possui menos de 20 páginas no qual discorre sobre medidas individuais e coletivas que devem ser tomadas como prevenção contra o coronavírus. 

Além disso, o protocolo aborda critérios para retomada das atividades presenciais tocando em assuntos como transporte coletivo, gestão de pessoas, atividades laborais ou de ensino à distância, cronograma e capacitação. 

Por fim, a portaria nº 572 também recomenda que as instituições constituam comissão local para definição e adoção de protocolos próprios. 
 

Comentários