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Artesanato de MS conquista visitantes e vende o dobro que ano passado em Feira Nacional de MG

Foto: Portal MS Foto: Portal MS

A beleza das peças sul-mato-grossenses foi destaque na 33ª Feira Nacional do Artesanato, que aconteceu de 6 a 11 de dezembro de 2022 em Belo Horizonte (MG). Mato Grosso do Sul fez sucesso entre os visitantes, totalizando R$ 158.460,00 mil em vendas realizadas durante a exposição, o dobro das vendas na participação na Feira no ano passado.

Selecionados por edital, os artesãos e as entidades representativas que participaram da Feira Nacional de Belo Horizonte obtiveram da Fundação de Cultura do Estado (FCMS) o suporte de transporte e de exposição de suas obras, produzidas com as mais variadas técnicas e matérias-primas. Primordial para que se destacassem no evento.

Participaram os artesãos Cláudia Castelão, Anselma Vitorino Leodério e Carla Nívia dos Santos Ortiz Spadoni, e as seguintes entidades representativas do artesanato: União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Uneart/MS), Associação dos Produtores de Artesanato e Arte Popular de MS (Proart), Associação dos Microempreendedores Individuais de MS e Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (Artems).

A conquista é comemorada pela Fundação de Cultura e pelos artesãos e entidades participantes, e mostra que o incentivo à produção, aliado a grande diversidade artística, gera bons resultados.

Repleto de peças produzidas com matérias-primas presentes em nosso Estado, o estande de 48 metros quadrados da arte sul-mato-grossense na Feira Nacional recebeu milhares de visitantes e tinha como marca a manifestação coletiva da criatividade e da identidade cultural de Mato Grosso do Sul. Foram vendidas mais de 6 mil peças durante a Feira.

Recursos naturais abundantes foram traduzidos em peças de madeira, fibras vegetais e cerâmica, entre outros materiais, que se transformaram em utilitários de cerâmica em alta temperatura, variedades de bichos do Pantanal, flores de madeira, bonecas representando etnias indígenas de MS, cujas imagens marcam fortemente a nossa identidade numa linguagem diferenciada e surpreendente.

Por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, a Fundação de Cultura mantém o objetivo de formular ações que fomentem a produção artesanal, como participação em feiras e eventos, elaboração de carteira nacional de artesanato, diagnósticos dos núcleos produtivos, capacitações, entre outros.

Sobre a Feira

A Feira Nacional de Artesanato é o maior evento do gênero em toda a América Latina, e comemora, em 2022, 33 anos de realização em Belo Horizonte. Além de beneficiar diretamente milhares de pessoas, a feira leva, aos 140 mil visitantes, as nuances e traços do trabalho feito à mão. Em um só local, é possível conhecer a diversidade que permeia o artesanato brasileiro.

O objetivo do evento é valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.

E a Feira Nacional de Artesanato vem justamente nesta tentativa durante seis dias, levar um pouco de conhecimento aos mais de 100.000 visitantes do que existe de melhor e mais interessante em nosso país. Serão sabores, produtos e informações sobre a potencialidade de nosso território.

Nos seus 33 anos de existência, a Feira Nacional sempre fez questão de ser sempre uma grande escola e um local onde os visitantes possam conhecer a diversidade cultural e gastronômica e nosso pais.

A Feira Nacional de Artesanato faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também está classificada como evento cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania.

Serviço

Mais informações sobre o trabalho da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais podem ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9107 / 3316-9152 ou pelo e-mail [email protected]

 

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