Brasil

Brasil – c

Depois da greve dos caminhoneiros, que causou prejuízo bilionário ao país com desabastecimento e paralisação das atividades nos mais diversos setores, o governo federal decidiu reduzir o preço do diesel nas distribuidoras. Mas a medida, ao menos até aqui, ainda não tem refletido em desconto em grande parte dos postos de combustíveis.

De acordo com o Procon de São Paulo, 20% dos estabelecimentos consultados não estavam cumprindo o desconto de R$ 0,46. A operação de fiscalização, realizada com o apoio do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e de técnicos da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), fiscalizou 25 estabelecimentos na capital paulista, sendo que em cinco foram flagradas irregularidades.

Ainda segundo o Procon, uma multa poderá ser aplicada contra os postos que descumpriram a determinação do governo federal, mas o valor ainda dependerá de cálculo que considera o tamanho da empresa.

O número de estabelecimentos notificados pelo Procon-SP, contudo, chegou a 17 ao longo da operação. É que além do desconto no diesel, também foram flagradas irregularidades relacionadas à falta de informação de preços com destaque e em local visível ou falta de clareza na divulgação de promoções.

Portal Guaíra com informações da Folha de S. Paulo

Comentários