Brasil

“Brincadeira infeliz”, diz defesa ao pedir liberdade a jovem que matou namorada

Advogado alega que Rafael de Souza Carrelo, de 19 anos, foi inconsequente, mas não tinha intenção de matar

Rafael foi preso em flagrante na manhã de sábado (15), logo após o acidente (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo) Rafael foi preso em flagrante na manhã de sábado (15), logo após o acidente (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

A defesa de Rafael de Souza Carrelo, de 19 anos, que está preso por matar atropelada a namorada Mariana Vitória Vieira Lima, da mesma idade, classifica o ocorrido como “brincadeira infeliz”. O advogado Marlon Ricardo Lima Chaves assina o pedido de liberdade do cliente, protocolado às 17h30 deste domingo (16), apurou o Campo Grande News, uma vez que o auto de prisão em flagrante passou a tramitar em sigilo.

Rafael foi preso na manhã de sábado (15), logo após o acidente. Ele responde por dirigir embriagado – passou por teste do bafômetro que apontou 0,89 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões – e será investigado por feminicídio. A Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) vai apurar se houve intenção de matar ou dolo eventual (quando o autor assume o risco de provocar a morte de alguém).

No habeas corpus, a defesa argumenta que apesar da “mídia” ter noticiado que Mariana estava no capô do Toyota Etios conduzido por Rafael para tentar impedir o namorado de dirigir, em nenhum dos registros oficiais consta a informação. A morte da jovem foi “consequência de uma infeliz brincadeira onde casal de namorados trocava de posição”, alega o advogado.

Para a defesa, Rafael foi inconsequente, mas é réu primário, tem endereço e trabalho fixos e por isso, tem o direito de ser investigado e depois, responder a processo em liberdade. O rapaz já foi preso por dirigir embriagado, mas quando era adolescente e a passagem pela polícia foi extinta com a maioridade.

Para o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o jovem deve permanecer preso "pela garantia da ordem pública".

Versões – A Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) só foi acionada porque havia suspeita de que o rapaz havia cometido feminicídio.

Segundo a delegada Joilce Silveira Ramos, o jovem deu duas versões sobre o que causou a morte de Mariana. A primeira, ainda no local do acidente, disse que ela estava dirigindo e em certo momento trocaram o volante. Então, quando ele quis dirigir, ela subiu no capô para tentar impedi-lo.

Só depois, na delegacia, ele afirmou que ser tratava de uma “brincadeira”. Primeiro, ela pegou a direção e ele se deitou no capô do carro. Depois, ele assumiu a condução e ela ficou agarrada para o lado de fora, até o motorista perder o controle do veículo e atropelá-la.

A Deam vai apurar se houve intenção de matar ou dolo eventual (quando o autor assume o risco de provocar a morte de alguém).

Vídeos - A delegada afirma que a equipe montada para a investigação vai analisar imagens de cerca de 10 câmeras que registraram o carro antes do acidente. O objetivo é verificar se Rafael disse a verdade no depoimento.

As imagens extraídas do circuito de segurança de farmácia localizada no cruzamento da Afonso Pena com a Rua Espírito Santo mostram o Etios com uma pessoa dependurada. O acidente que matou Mariana Vitória aconteceu mais a frente, na Avenida Arquiteto Ruben Gil de Camilo, que liga a Afonso Pena à Via Parque.

O trajeto entre os dois pontos onde há filmagens é de 1,5 km. Ainda não é possível saber ao certo quem é a pessoa agarrada dependurada no capô na hora que o carro passa pela farmácia, mas se for Mariana Vitória é possível afirmar que a jovem passou pelo menos 3 minutos em cima do carro até o namorado perder o controle da direção, bater em meio-fio, atropelar e matar a vítima.

O segundo vídeo, ao qual o Campo Grande News teve acesso na manhã desta segunda-feira (17), não mostra o momento exato do acidente, porque árvores tapam a visão no ponto para onde a câmera está direcionada, mas o que ocorre logo em seguida. Nos segundos após o atropelamento é possível ver Rafael Carrelo para o carro e corre em direção à namorada, caída poucos metros antes.

Comentários