Eleições OAB

Brito e Fabiana iniciam campanha pelo resgate da independência da OAB Dourados/Itaporã

Virgílio Bertelli, Luciana Ramires, Ewerton Brito, Fabiana Corrêa e Gilvane Dias encabeçam a Chapa 20 OAB Independente e Atuante Virgílio Bertelli, Luciana Ramires, Ewerton Brito, Fabiana Corrêa e Gilvane Dias encabeçam a Chapa 20 OAB Independente e Atuante

Diante de mais de 500 advogados e presenças ilustres como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, do candidato a presidente da Seccional, Bitto Pereira e da vice-presidente Camila Bastos, além de ex-presidentes da 4ª Subseção, os advogados Ewerton Brito e Fabiana Corrêa lançaram oficialmente, na noite de sexta-feira, a campanha pela presidência da OAB Dourados/Itaporã. Os discursos foram unânimes no sentido de resgatar a Subseção e devolver à advocacia douradense aos advogados, desvinculando totalmente a gestão de projetos políticos e partidários como ocorre hoje. 


Visivelmente emocionado, Ewerton Brito iniciou o discurso agradecendo o empenho de todo grupo e a escolha do nome dele para representar a mudança que a OAB Dourados/Itaporã precisa. “A presença de tantos advogados revela que a advocacia douradense está sedenta por mudanças, com a OAB voltada para os interesses da advocacia e não para projetos políticos e partidários como estamos assistindo nos últimos três anos”, enfatizou. “Nossa gestão vai respeitar a vontade dos colegas que nos confiarem o voto e iremos resgatar o verdadeiro espírito da nossa Subseção”, completou Ewerton Brito. 


Ele destacou que muitos advogados que estavam participando da atual diretoria abraçaram o projeto da Chapa 20 e agora apoiam a mudança na gestão da 4ª Subseção. “Essa realidade comprova que a categoria não está satisfeita em ver presidente e outros membros pendurados em cargos políticos em detrimento da Ordem”, desabafou. "O que conquistei até hoje foi fruto do trabalho e dedicação exclusiva à advocacia e ao magistério e agora quero devolver em forma de trabalho um pouco do que a advocacia me deu", concluiu.


Ewerton Brito lembrou que a escolha da atual diretoria que forma a Chapa 20 teve como critérios o envolvimento de cada integrante com a advocacia. “O principal requisito foi não ter envolvimento político ou partidário, além de pontos importantes como atuar na advocacia, ter compromisso com a Ordem, disposição para trabalhar pelo fortalecimento da classe e dialogar com os mais diferentes setores da sociedade”, ressaltou. 


O candidato a presidente pela Chapa 20 anunciou pontos da proposta de gestão voltada para todos os advogados. "Firmamos o compromisso de sermos encontrados sempre nos nossos escritórios ou na sede da 4ª Subseção e nunca em gabinetes políticos de prefeitura ou da Assembleia Legislativa, ou seja, o advogado que votar na Chapa 20 saberá que a futura gestão da OAB Dourados/Itaporã vai trabalhar em defesa da classe e nunca em defesa de objetivos pessoais ou de grupos", finalizou Ewerton Brito.  


A advogada Fabiana Corrêa, candidata a vice na Chapa 20, destacou em seu discurso alguns projetos, especialmente para a jovem advocacia. “Vamos caminhar de mãos dadas com todas as comissões, sabendo que a liberdade institucional é fundamental para o fortalecimento da advocacia, defesa das prerrogativas e valorização da classe, por isso a necessidade de independência da OAB”, enfatizou. 


Fabiana Corrêa também enalteceu a presença feminina na Chapa 20. “Apesar da conquista da paridade o nosso grupo sempre valorizou as mulheres, tanto é que nas eleições passadas a nossa candidata à presidência era uma mulher e hoje temos maioria feminina se candidatando à diretoria, mulheres muito competentes, aguerridas e determinadas, que quem conhece as suas trajetórias profissionais jamais diriam que elas são apenas números, tendo voz e vez, com projetos de valorização para as mulheres advogadas”, argumentou.


Por fim, a candidata a vice lembrou que a Chapa 20 simboliza a mudança de gestão na 4ª Subseção. “Somos oposição porque queremos uma OAB independente, atuante, plural e representativa, que seja a casa dos advogados e da cidadania, de todos e para todos”, enfatizou. “Vamos construir um novo tempo para a advocacia de Dourados e Itaporã”, concluiu Fabiana Corrêa.


Em meio ao discurso de lançamento, foi passado o microfone para os membros da Diretoria Executiva da Chapa 20 com a seguinte pergunta: “Como queremos administrar a OAB Dourados/Itaporã?”. Na resposta, a candidata a vice Fabiana Corrêa respondeu: “Queremos uma OAB plural, para todos, que seja a casa do advogado e da cidadania, representando exclusivamente os interesses de todos e não apenas de alguns”.


A candidata ao cargo de diretora-tesoureira Luciana Ramires respondeu: “Queremos uma OAB que faça algo pela sociedade, com projetos que ajudem os menos favorecidos, as crianças, os idosos, que transforme vidas e permita as pessoas a terem esperança e sonharem”.
A candidata ao cargo de secretária-geral Gilvane Dias respondeu: “Queremos uma OAB que dê visibilidade, voz e espaço, a cada advogado que queira dela participar, seja mulher, homem, jovem ou mais experiente, independente de cor raça, credo ou opção. Que encontre na OAB um socorro imediato e um amparo para se sentir seguro e fortalecido”.


O candidato ao cargo de secretário-geral adjunto Virgílio Bertelli respondeu: “Que lute pela defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados, dialogando com as instituições. E quando o diálogo não funcionar que não tenha medo de embater contra qualquer autoridade que desrespeitar os advogados”.

Legenda: Chapa 20 OAB Independente e Atuante lançou a campanha em noite de confraternização entre os advogados de Dourados/Itaporã

Conheça Ewerton Brito
Advogado há 15 anos. Mestre em Processo pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Especialista em Processo pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, onde também cursou a graduação em direito. Professor Universitário há 15 anos também pela UNIGRAN nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, tanto presencial como à distância. Foi professor de outras instituições de Ensino Superior. Cargos mais relevantes que desenvolveu na OAB: Conselheiro Titular da 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã, Presidente da Comissão de Moralidade e Defesa do Patrimônio Público e Presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados em Dourados. Possui formação de Oficial do Exército Brasileiro, onde foi 1º colocado no curso de formação, no Estágio de Instrução e no Estágio de Preparação, onde recebeu várias homenagens e prêmios, destacando-se as medalhas Correia Lima, Marechal Zenóbio da Costa e Cinquentenário do Batalhão Suez. Saiu das filheiras do Exército para exercer a sua paixão pela Advocacia. Nascido em 04/03/1982 na cidade de Fátima do Sul, filho de Antonio Aparecido de Brito e Ana Maria Araújo de Brito, é casado com a Sra Ana Cristina da Silva Brito, possui dois filhos, Ana Carolina Silva de Brito e Heitor Silva de Brito. Sócio do escritório Azuma Brito Dehn Advocacia.


Conheça Fabiana Corrêa 
Advogada atuante há 11 anos. Doutoranda em Educação pela UFGD. Mestra em Educação pela UFGD. Especialista em Direito Tributário. Docente de Direito Civil e Prática Jurídica da UNIGRAN. Pesquisadora de Grupos de Estudos e Pesquisas da UFGD e UFMS. Atualmente é Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul e Vice-Presidente do Instituto Mulher. Na 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã foi membro da Comissão de Educação, da Comissão da Mulher Advogada, Conselheira do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento de Direitos dos Afro-Brasileiros de Dourados/MS e Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Dourados/MS.

Comentários