Brasil

Campo Grande celebra 123 anos nesta sexta-feira e se consolida como polo turístico

Vista aérea de Campo Grande - Crédito: Flávio André de Souza/MTur Vista aérea de Campo Grande - Crédito: Flávio André de Souza/MTur

A capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, celebra 123 anos nesta sexta-feira (25) despontando cada vez mais seu potencial turístico e cultural. O certificado recebido do Ministério do Turismo, nesta semana, que classifica o município como uma das 10 cidades brasileiras de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em Transformação ratifica essa consolidação no meio.

Além de possuir um dos maiores centros urbanos com diversidade de fauna e flora, o Parque das Nações Indígenas, após anos de espera, o Bioparque Pantanal foi inaugurado em março e já atingiu a marca de mais de 100 mil visitantes. Outro destaque é o Horto Florestal, atrativo situado no encontro dos córregos Prosa e Segredo, além do Museu de Arte Contemporânea, Sesc Morada dos Baís entre outros pontos como o Mercadão Municipal e a Feira Central, que demonstram um pouco da gastronomia e artesanato da região.

A estimativa populacional é de mais de 916 mil habitantes, conforme dados de 2021, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento mais recente é de 2010 e indica população estimada em 786.797 habitantes. A diversidade de raças é um fator notório na região que reúne de nativos a imigrantes europeus árabes e orientais, além de quem veio de outros estados do país em busca de oportunidades na promissora região.

Com isso, a identidade cultural local mostra traços por vezes sertaneja, indígena, paraguaia, gaúcha e até oriental. O prato típico da capital, por exemplo, é o sobá feito com uma espécie macarronada suculenta com tiras de carne originária da Ilha de Okinawa, no Japão. Conforme o Ministério do Turiusmo, os restaurantes de sobá, em Campo Grande, chegaram com os imigrantes, em 1908. Atualmente, a comida oriental é servida até na Feira Central da capital.

A “Cidade Morena”, assim conhecida pelo solo avermelhado e clima quente, tem como maior potencialidade na economia, o agronegócio, bem como a maior parte do Estado. Conforme o IBGE,  o PIB per capita local é de 33.744,98, levantamento mais recente de 2019.

O ano de 2022 é marcado pelo retorno das comemorações públicas de aniversário da capital, já que as mesmas tinham sido suspensas nos últimos dois anos, por conta da pandemia do Covid-19. As tradicionais comemorações como a Alvorada Festiva e o Desfile Cívico acontecerão excepcionalmente no domingo (28) e devem atrair pelo menos 10 mil pessoas, conforme a prefeitura municipal. 

Para esta sexta-feira (26), a Alvorada no Paço Municipal começa a partir das 6h. A solenidade, que recebe autoridades e os secretários municipais, vai acontecer no Teatro José Otávio Guizzo. O hasteamento da bandeira acontecerá ao som da Banda Municipal da Guarda Civil Metropolitana e para a benção da cidade foram convidados um pastor e um padre.

No domingo (28), a tradicional Corrida do Facho acontece com provas femininas e masculinas a partir das 6h e às 8h. Em seguida, com a participação de cerca de 50 instituições, o Desfile cívico-militar vai garantir música, dança, cultura e demonstração de amor à Cidade. Pela primeira vez, a parada terá a participação de 7 entidades indígenas passando na Rua 13 de Maio.


 

Comentários