O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) confirmou o 10º caso de raiva em morcego em Campo Grande, sendo o segundo registro apenas nesta semana. A confirmação reforça o alerta das autoridades de saúde para o aumento de ocorrências envolvendo animais com suspeita da doença na Capital.
Campo Grande registrou o 10º caso de raiva em morcego neste ano, com o segundo caso confirmado apenas nesta semana, no Jardim Ouroto. O CCZ alerta para morcegos caídos no chão ou ativos durante o dia e orienta não tocar nos animais. Em caso de contato, acione o CCZ pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794. A prefeitura reforça a importância da vacinação antirrábica em cães e gatos.
De acordo com a Prefeitura, os casos já foram identificados nos bairros Vivendas do Bosque, Centro, que concentra três registros, Santa Fé, Jardim Campo Alto, Pioneiros, São Francisco, Jardim Bela Vista e Jardim Ouro Preto, onde ocorreu o último caso.
O CCZ orienta que moradores fiquem atentos a morcegos encontrados caídos no chão, ativos durante o dia ou presos dentro de residências. Esses comportamentos são considerados sinais de alerta e podem indicar infecção por raiva.
A recomendação é não tocar no animal. Em caso de contato, a orientação é cobrir o morcego com um balde ou caixa, afastar cães e gatos e acionar o CCZ pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794.
A Prefeitura também pede que a população fique em alerta para a importância da vacinação antirrábica em cães e gatos. A raiva é uma doença viral grave e pode ser transmitida a humanos por meio da saliva de animais infectados. Apesar do alerta, especialistas lembram que nem todo morcego representa risco.

Comentários