Brasil

Capital: Superlotado, pronto socorro do HU vai fechar às 15h de hoje

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã) Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

Com pacientes no chão, hospital informou que está atendendo 1.000% a mais da capacidade

Novamente, será fechado por superlotação o PAM (Pronto Atendimento Médico) do Humap/UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O hospital informou que, desta vez, está atendendo 1.000% a mais da capacidade, por isso a direção já informou os órgãos competentes sobre a suspensão do pronto atendimento prevista para às 15h de hoje (25).

Pacientes ficam em macas no corredores e até no chão por falta de leitos e, além disso, macas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ficam retidas com pacientes que não têm onde ser colocados, o que prejudica o atendimento móvel.

Por meio da assessoria de imprensa, o HU informou que Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado e MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) já foram avisados sobre o fechamento com 24 horas de antecedência.

Conforme o hospital, não faltam apenas leitos, mas profissionais e materiais para atendimento. A demanda geral tem aumentado com os índices de internação por covid diminuindo, no entanto, o hospital é referência em covid e está sobrecarregado com pacientes de casos diversos somados aos de covid.

Há pouco mais de duas semanas, o hospital também fechou por superlotação, mas reabri em alguns dias. Em julho, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fechou 30 leitos UTI Covid (Unidade de Tratamento Intensivo), após registrar queda de casos e mortes e avanço na vacinação. Entre essas vagas, algumas estavam no HU.

Superlotação - No momento, no PAM Adulto (verde), há 37 pacientes, onde há apenas três vagas, na área vermelha oito pacientes, sendo um deles positivo covid, aguardando vaga no Hospital Regional.  Na triagem respiratória, há três pacientes, onde tinha apenas uam vaga, na amarela tem quatro pacientes,nas quatro vagas, na UAVC (Unidade de Acidente Vascular Cerebral) há quatro pacientes também ocupando as quatro vagas.

São apenas cinco enfermeiros, sendo dois na área verde, um na vermelha, uma na UAVC amarela e um na triagem respiratória. São 5 técnicos e auxiliares de enfermagem na área verde, sendo um na triagem respiratória, quatro na vermelha, uma na UAVC, um na amarela.

Comentários